O comentarista da CNN José Eduardo Cardozo e a ex-senadora e jornalista Ana Amélia Lemos discutiram, nesta terça-feira (31), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz o bastante para reverter a crise fiscal no país.
Lula sancionou com ao menos 35 vetos a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. Entre eles, estão ao menos cinco trechos sobre diferentes formas de executar as emendas parlamentares. Como, a possibilidade de bloquear apenas as emendas parlamentares não impositivas, as de comissão.
Para Cardozo, havia uma situação proposta pelo Congresso de que as despesas de emendas não poderiam ser contingenciadas.
“Você limitar esse tipo de situação em despesas discricionárias, aquelas que não são obrigatórias por lei, me parecia um verdadeiro absurdo”, disse Cardozo.
Já para Ana Amélia, o problema do Brasil hoje é o desiquilíbrio fiscal. Mas que isso é culpa tanto do Poder Executivo como do Legislativo.
“É evidente que o governo que tem minoria no Congresso Nacional, a oposição está fazendo gato e sapato. Exatamente por essa dificuldade e de costas para o maior problema do país, que é o desequilíbrio fiscal, que já provocou uma especulação enorme com o dólar e a desvalorização do real”, disse Ana Amélia.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br