23.9 C
Marília

Guerra comercial com os EUA não é inteligente, diz Bolsonaro

Leia também

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta quinta-feira (2), que estratégia de guerra comercial com os Estados Unidos “não é inteligente”, além de “não preservar os interesses” do Brasil.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá aplicar tarifas de importação de 10% aos produtos oriundos do Brasil.

“A única resposta razoável à tarifação recíproca dos EUA é o governo Lula extinguir a mentalidade socialista que impõe grandes tarifas aos produtos americanos, inviabilizando o povo brasileiro de ter acesso a produtos de qualidade mais baratos”, disse Bolsonaro.

“O Presidente Donald J. Trump está apenas protegendo o seu país deste vírus socialista, dobrar a aposta e escalar a crise com o nosso 2º maior parceiro comercial não é uma resposta sábia”, acrescentou.

Bolsonaro chegou a mencionar que em seu governo teve “sucesso na negociação das tarifas sobre o aço que àquela época eram impostas ao mundo inteiro, mas não o foram ao aço brasileiro graças ao diálogo com o Presidente Donald Trump. Eu apostei na diplomacia, não no conflito”.

De acordo com o ex-presidente, em seu mandato, “fortalecemos a relação com os EUA, reforçamos parcerias estratégicas e com Índia, Japão, Coreia do Sul, Singapura e com o mundo árabe. Também avançamos nos acordos com a OCDE, destravamos o Acordo Mercosul-UE e ampliamos as exportações agrícolas”.

“Foi sob nosso governo que abrimos novos mercados, fechamos acordos comerciais e participamos de negociações históricas, como os Acordos de Abraão, um marco para a paz no Oriente Médio”, destacou.

Bolsonaro enfatizou que atualmente o presidente Lula “transformou a diplomacia em militância ideológica”.

“O setor siderúrgico, que sempre foi um dos motores da nossa economia, está à mercê de um governo que despreza a realidade do comércio internacional e se fecha em discursos ultrapassados”, afirmou.

*Sob supervisão de Douglas Porto



Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias