O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu na Casa Legislativa nesta terça-feira (18) o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
O encontro, realizado no Salão Nobre da Câmara, teve como destaque as discussões sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, a migração entre os dois países e a colaboração nas questões de multilateralismo. Em seu discurso, Hugo agradeceu o apoio de Portugal nas negociações do acordo, que, segundo ele, enfrentam desafios impostos pelos interesses protecionistas.
“Sabemos dos desafios que os interesses protecionistas lançam a estas negociações que se prolongaram por mais de 20 anos”, afirmou Hugo. Ele destacou que o acordo é uma oportunidade de gerar mais riqueza para todos, enfatizando a necessidade de avançar em um ambiente de cooperação, sem barreiras.
O presidente de Portugal, também fez um alerta sobre os perigos do unilateralismo e do protecionismo. “Tudo isso é um desafio para todos nós, e para os deputados brasileiros. Temos que responder todo o dia a nossos povos sobre as dificuldades do dia a dia”.
Rebelo de Sousa expressou satisfação com o crescente papel do Brasil no cenário internacional, chamando-o de uma “grande potência global”.
Ele ressaltou que Portugal pode ser uma plataforma, “com o secretário-geral das Nações Unidas, o presidente do Conselho Europeu, com uma presença forte em instituições importantes em escala mundial e europeia“.
Brasil e Portugal
Hugo destacou a importância das comunidades brasileira e portuguesa, lembrando que elas têm sido essenciais para o desenvolvimento dos dois países, incluindo o setor esportivo.
“Que o acolhimento e a integração continue a ser a tônica das nossas relações neste campo. O comércio bilateral e os investimentos recíprocos também merecem destaque e incentivo de lado a lado para que se consolidem e cresçam cada vez mais”, afirmou o presidente da Câmara.
O presidente português reconheceu o crescimento da comunidade brasileira em Portugal, que passou de 200 mil para quase 400 mil imigrantes na última década. “O peso da vivência brasileira está em todos os níveis da sociedade portuguesa”.
“Também é verdade que aqui é numerosa e ativa a presença portuguesa”, acrescentou.
Relações diplomáticas
O presidente de Portugal está no Brasil para marcar os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Além de celebrar essa parceria histórica, Marcelo Rebelo de Sousa também destacou as inovações conjuntas em áreas como inteligência artificial, startups e alta tecnologia, que Brasil e Portugal têm se destacado no cenário global.
O evento contou com a presença de outras autoridades, incluindo o presidente do Grupo de Amizade Brasil-Portugal, deputado Antonio Brito (PSD-BA), que destacou os avanços da diplomacia parlamentar nas relações com países de língua portuguesa.
*Com informações da Agência Câmara e sob supervisão de Douglas Porto
Fonte: www.cnnbrasil.com.br