Há 1 minuto
Para obter a certificação, os servidores participaram de curso com carga horária de 550 horas
FOTO: Renan Pinheiro/Idam
Nesta quarta-feira (30/04), 143 servidores do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) receberam a certificação Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A capacitação é resultado de parceria entre o instituto e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Parte da entrega dos certificados aconteceu no Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Ufam, no bairro Coroado, zona leste de Manaus. Por conta da capacitação, os servidores adquiriram maior conhecimento sobre regularização de produtores rurais e agricultores familiares, além de outros serviços relacionados à Ater.
Para a diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira, a certificação representa o compromisso que o instituto e a universidade têm em promover a Assistência Técnica e Extensão Rural no Amazonas. “Por meio do curso de formação, nossos servidores adquiriram mais conhecimentos para melhor atender os agricultores familiares e produtores rurais, com o intuito de garantir um setor primário cada vez mais forte e pujante”, pontuou.
Entre os que receberam o certificado esteve a engenheira agrônoma Ana Cecília Lobato, que destacou a importância do curso. “A capacitação abordou todos os aspectos de Ater no Estado do Amazonas, com abordagens relacionadas a questões como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cartão do Produtor Primário (CPP), crédito rural e assistência técnica no geral”, frisou.
Destinado a 143 servidores aprovados em concurso público, o curso teve duração de 11 meses, com carga horária de 550 horas. Nesta quarta-feira, 50 certificados foram entregues de forma presencial e 93 enviados por e-mail.