Foto: Helen Marquardt/ SAS
Idosos do Asilo Irmão Joaquim, em Florianópolis, receberam na tarde desta quinta-feira, 27, aparelhos auditivos adquiridos com recursos do Fundo Estadual do Idoso (FEI). A entrega faz parte de um projeto do Instituto Otovida que foi contemplado no edital do FEI e que vai proporcionar ao todo, a compra de 200 aparelhos para residentes de cinco instituições de longa permanência.
A entrega contou com a presença da secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont que destacou a importância da doação de parte do imposto de renda devido para financiar projetos como este. “No edital do FEI 40 instituições foram contempladas em seus projetos e o Instituto Otovida foi uma delas. Ao doar parte do imposto para o Fundo da Infância e Adolescência e para o Fundo Estadual do Idoso esse dinheiro vira projetos e volta de novo para a sociedade, então com muita honra participo de mais uma entrega”, disse.
Por meio do projeto de Promoção da Saúde Auditiva de Idosos, no Asilo Irmão Joaquim foram beneficiados 14 idosos. Além da entrega dos aparelhos auditivos, a equipe do Instituto Otovida também realiza avaliação clínica, exames audiológicos, remoção de cerúme, acompanhamento otorrinolaringológico, habilitação com os aparelhos auditivos e acompanhamento para adaptação dos aparelhos. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar do Instituto Otovida, composta por assistente social, fonoaudiólogas, enfermeira e médico otorrinolaringologistas.
Hélio Reinaldo, de 86 anos, foi um dos beneficiados e diz estar feliz de receber o aparelho auditivo. “Estou feliz pois estou escutando bem melhor. Muito obrigado por esse aparelho”, comentou.
Esta é a terceira ação de entrega de aparelhos na Grande Florianópolis. No início deste mês, foram entregues 44 unidades aos idosos do Lar Velhinhos de Zulma, em São José, e, na última segunda-feira, dia 24, seis aparelhos aos residentes do Orianópolis Catarinense, também em São José.
O projeto é viabilizado pelo Fundo Estadual do Idoso (FEI), e visa melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social dos idosos que vivem em instituições de longa permanência sem fins lucrativos. Esse é o primeiro projeto no estado a realizar um atendimento multidisciplinar com habilitação de aparelhos auditivos a idosos que vivem em lares de longa permanência.
Nos próximos dias ainda serão realizadas novas entregas de aparelhos no Lar São Francisco e na Sociedade Espírita Obreiros Vida Eterna (Seove), ambos em Florianópolis. “Estamos imensamente gratos por poder desenvolver este trabalho junto aos idosos dessas instituições e, assim, contribuir diretamente para a melhoria de sua qualidade de vida”, ressalta o presidente do Instituto Otovida, Péricles Tosin.
Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt/ Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]
Fonte: estado.sc.gov.br