Há 46 minutos
Iniciativa do Governo do Estado já beneficia 51 cidades, modernizando a iluminação pública no interior do estado
Foto: Diego Peres / Secom
O governador Wilson Lima acompanhou, nesta terça-feira (20/05), a remessa de mais de 3,4 mil luminárias em LED destinadas à modernização da iluminação pública nos municípios de Borba e Uarini, (a 151 km e 565 km de Manaus, respectivamente). A ação integra o programa Ilumina+ Amazonas, iniciativa do Governo do Estado que já beneficia 51 cidades com soluções tecnológicas e sustentáveis para a rede de luz pública.
O transporte será realizado por balsas, e a instalação das luminárias ficará sob responsabilidade da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Durante a vistoria, o governador visitou o galpão onde o material está armazenado, pronto para seguir rumo aos municípios.
“Esse é um material de alta tecnologia, uma lâmpada que ilumina dez vezes mais em relação a que está lá, promovendo uma economia maior. Estamos levando essa modernidade para o interior, iluminando as cidades. Isso é importante porque dá mais tranquilidade para as pessoas, mais segurança para o comércio, para a população, tudo isso com iluminação de qualidade”, afirmou o governador Wilson Lima.


Foto: Diego Peres / Secom
Borba receberá 2.383 luminárias, com início da instalação previsto para a próxima sexta-feira (23/05) e conclusão até 6 de junho, durante os festejos de Santo Antônio. Já em Uarini, serão implantados 1.075 pontos de luz, com as obras iniciando no dia 26 de maio e encerramento até 10 de junho, período das celebrações do Divino. O investimento total nas duas cidades soma aproximadamente R$ 9,6 milhões.
Benefícios
O programa substitui lâmpadas antigas — de vapor de sódio, mercúrio ou mistas — por tecnologia LED, reconhecida pelo baixo consumo, alta durabilidade e menor impacto ambiental. A economia pode chegar a 60% no consumo de energia elétrica, ao mesmo tempo em que eleva a qualidade dos espaços urbanos e a percepção de segurança.
“O Ilumina+ Amazonas atende a todos requisitos de qualidade de vida. Você faz com que a população consiga ter um novo turno de vida, ela passa a usufruir melhor da sua própria cidade e, somando-se a todas as ações que o governo já faz de sistema viário e sinalização, a parte da iluminação complementa a beleza da cidade”, ressaltou o secretário da Sedurb, Marcellus Campelo.
Foto: Diego Peres / Secom
Expansão
Além de Borba e Uarini, até o momento, o Ilumina+ Amazonas também contemplou outros 49 municípios e 244 comunidades rurais e indígenas, somando 91 mil pontos de LED instalados. A meta é alcançar todos os 61 municípios do interior até 2026, fazendo do Amazonas o primeiro estado do país com iluminação pública 100% em LED.