O universo do cinema é algo que está estabelecido em nossa vida e que aprendemos a admirar desde quando somos muitos novos, diante disso conhecer as importantes mulheres do universo do cinema é algo cada vez mais necessário e que tende a nos acrescentar e muito.
Desde 1903 quando o cinema foi popularizado pelo cineasta Edwin S. Porter onde se estabeleceu um novo padrão de cinema, as pessoas criaram um hábito de consumir e sempre apreciar essa arte incrível.
Tornou-se comum as pessoas saírem do seu trabalho, por exemplo, em uma empresa de aplicação de resina em piso, reunirem sua família e irem apreciar algumas produções e filmes históricos.
Diante disso, o universo do cinema foi se disseminando no dia a dia de praticamente todas as pessoas.
Dessa forma, assim como as mulheres sempre brilham e realmente dão um novo ar onde quer que elas estejam, no cinema não foi e não é diferente, pois as mulheres reúnem obras e histórias incríveis neste meio.
Por isso, conhecer as mulheres mais importantes no universo do cinema é algo cada vez mais necessário, pois além de abrilhantar e dar uma nova visão a esse universo, as mulheres demonstram todos os dias a sua grandeza.
Afinal, as mulheres têm feito história em diversos âmbitos, chegando para transformar e inovar, impactando desde uma empresa de aluguel de empilhadeira, a áreas políticas da sociedade e principalmente o universo do cinema.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre as mulheres no cinema, evidenciando o crescimento de mulheres nesse meio nos últimos cinco anos, benefícios disso para igualdade de gênero e principalmente quem são as lendas da sétima arte. Vamos lá!
Crescimento das mulheres no cinema
Um fato inegável é que realmente o número de mulheres tem crescido consideravelmente em alguns meios de trabalho, sendo um reflexo da luta e de toda a história de superação feminina.
Atualmente, podemos ver alguns avanços em relação às mulheres em posição de destaque, sendo algo visto desde uma fábrica de conectores ao meio cinematográfico, demonstrando esse avanço.
Nos últimos cinco anos o número de mulheres no comando tem aumentado vertiginosamente, demonstrando alguns avanços e dando destaque a mulheres que mostram sua genialidade através de cada característica de sua obra.
Para se ter ideia, segundo um levantamento do Centro para o Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema da Universidade de San Diego, se evidenciou que em apenas 2 anos, o número de mulheres no cinema cresceu de 4% para 16%.
Além disso, algo interessante e que realmente demonstra alguns avanços em relação a esse meio, são que ano após ano os recordes estão sendo quebrados, gerando um ânimo em relação ao número de mulheres estabelecidas neste universo.
Entretanto, por mais que os números estão realmente demonstrando um avanço, ainda se tem mais de 80% dos filmes sendo dirigidos por homens, o que mostra que ainda se está longe da equidade de gêneros nesse meio.
Por isso, assim como se vê mulheres comandando um treinamento nr 5 e em outros locais de destaque como em empresas e diversos meios, é necessário ver as mulheres comandando cada vez mais o universo cinematográfico e tendo esse destaque merecido.
Benefícios das mulheres no cinema para equidade
Por mais que muitas questões possam evoluir ao se colocar em evidência o universo do cinema e as mulheres em destaque, um fato inegável é que realmente esse cenário aos poucos tem melhorado e tem demonstrado uma esperança em relação ao futuro.
Assim, como algumas mulheres sempre demonstraram sua força através de cada momento, e fizeram com que hoje o cenário fosse totalmente diferente do passado, essa evolução no universo cinematográfico também gera uma perspectiva de crescimento conforme os anos.
Se olharmos há alguns anos, era difícil vermos mulheres comandando, por exemplo, uma equipe de venda de caixa funerária, como também era difícil vermos mulheres em destaque no universo cinematográfico.
Por isso, conforme alguns avanços vão ocorrendo se dá espaço ao brilhantismo e toda a genialidade das mulheres, fazendo com que tanto o público quanto a história do cinema ganhem e muito com as mulheres em destaque
Com isso, confira alguns dos principais benefícios dessa evolução no cinema para igualdade de gênero e o quanto esse cenário tende a melhorar conforme os anos.
- Visão mais ampla;
- Ambientes mais colaborativos;
- Valorização do mercado cinematográfico;
- Incentivo para as próximas gerações;
- Obras cada vez mais impactantes.
Logo, ao destacar esses benefícios fica claro que quanto mais as mulheres estiverem estabelecidas no universo cinematográfico, mais o público, as obras e a sétima arte tendem a ganhar e muito através da sua história e de cada filme produzido.
Por isso, assim como é comum hoje vermos mulheres comandando uma empresa de vans, deve se tornar cada vez mais comum as mulheres comandarem e estarem à frente das produções cinematográficas.
Lendas da sétima arte
Assim, como está sendo destacado desde o início do texto, conhecer algumas das mulheres mais importantes do universo do cinema é algo necessário, pois assim nós enxergamos a genialidade e grandiosidade dessas lendas.
Acompanhar a rotina dessas mulheres incríveis e que realmente fazem história, sabendo desde o seu hábito de preparar um cafezinho em uma máquina de café expresso vending até mesmo sua história, é algo que nos incentiva e gera uma esperança ao se tratar do futuro.
Por isso, confira algumas das lendas da sétima arte, suas histórias no universo cinematográfico e todas as premiações dessas mulheres incríveis.
Sofia Coppola
Sofia é atriz e diretora, e já no início de suas funções essa atriz e diretora incrível demonstrava a sua variedade e um impacto em suas produções.
Ela foi a terceira mulher a ser indicada a um Oscar de melhor direção, mostrando de fato que para ela abordar desde críticas à sociedade a uma varredeira de piso é algo simples e sem muitas dificuldades.
Além disso, Sofia assinou alguns filmes de sucesso e que demonstram o seu trabalho incrível como “O estranho que nós amamos”, “Maria Antonieta” e “Encontros e desencontros”.
Sua principal marca registrada é justamente uma crítica à sociedade com uma pitada de transgressão, marca essa que já fez com que Sofia fosse premiada no Oscar e em Cannes, demonstrando que ela realmente veio para fazer história.
Kathryn Bigelow
Kathryn Na Bigelow é uma cineasta norte-americana que realmente através da sua história no cinema carrega todo uma característica de superação, pois o seu ramo de atuação é justamente com os filmes de guerra.
Os filmes de guerra como todos sabem são marcados por homens, por isso Kathryn demonstra seu brilhantismo e toda uma superação através da sua história e importância diante desse universo.
Vale ressaltar um fato importantíssimo que Kathryn foi a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção, dirigindo o brilhante filme “Guerra ao Terror”, no ano de 2010.
Além disso, o filme “Guerra ao Terror” ganhou alguns prêmios como melhor filme, melhor roteiro original, melhor montagem, melhor edição de som e melhor mixagem de som.
Por isso, diante da história e todo o brilhantismo de Kathryn ela é um dos grandes nomes do universo cinematográfico, demonstrando a sua importância e relevância diante de todos os meios.
Anna Muylaert
Anna é a primeira brasileira da lista e realmente ela chega com tudo, cineasta, diretora de TV e roteirista, essa mulher extremamente talentosa, demonstra toda a sua importância para o universo cinematográfico e TV brasileira.
Anna dirigiu alguns longas conhecidos no país como “Que Horas Ela Volta?”, “Mãe Só Há Uma” e “É Proibido Fumar”, demonstrando sua identidade e grandeza através de cada obra.
Essa cineasta, diretora e roteirista incrível traz através das suas obras, algumas questões profundas, além de todo um ar questionador e pautas em situações simples do nosso cotidiano, refletindo sobre a sociedade e seus estigmas.
Ela já está nesse universo não é de hoje pois iniciou sua carreira com algumas séries clássicas como os famosos “Mundo da lua” em 1991 e o tão conhecido “Castelo Rá-tim-bum” em 1995.
Através dessas obras incríveis e todo o seu trabalho genial, Anna conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, demonstrando sua identidade e importância para o universo cinematográfico.
Lucrecia Martel
Já que estamos na América do Sul vale finalizar e destacar uma cineasta incrível, Lucrecia Martel. Cineasta, roteirista e diretora Argentina com 12 filmes em seu currículo e com obras incríveis e marcantes através da sua direção.
Lucrecia teve como seu auge da carreira e ficou conhecida diante do universo cinematográfico após ser referenciada em Cannes na exibição de seu filme “La Niña Santa”.
Atualmente, Lucrecia é considerada a mais importante diretora latino-americana, além de carregar através da sua história algumas funções importantíssimas, como ter sido presidente do Júri do Festival de Veneza em 2019.
Sendo assim, é algo claro o quanto realmente a sua importância e genialidade é vista por todo o mundo, carregando uma história repleta de inspiração, brilhantismo é uma autenticidade única.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.