18.5 C
Marília

Índia e Paquistão concordam com cessar-fogo “total e imediato”, diz Trump

Leia também

Índia e Paquistão concordaram com um “cessar-fogo total e imediato” após uma noite de negociações mediadas pelos EUA, escreveu o presidente Donald Trump em sua plataforma Truth Social neste sábado (10).

“Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um CESSAR-FOGO TOTAL E IMEDIATO”, disse o presidente dos EUA.

“Parabéns a ambos os países por usarem o bom senso e a grande inteligência”, acrescentou.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que a Índia e o Paquistão demonstraram “prudência” ao concordar com o cessar-fogo após uma série de ataques mortais entre si que os deixaram perto de um conflito maior.

“Tenho o prazer de anunciar que os governos da Índia e do Paquistão concordaram com um cessar-fogo imediato e iniciaram negociações sobre um amplo conjunto de questões em um local neutro”, escreveu Rubio neste sábado no X (antigo Twitter).

Rubio elogiou o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e seu homólogo paquistanês Shehbaz Sharif por “sua sabedoria, prudência e estadismo na escolha do caminho da paz”.

Mais cedo no sábado, Rubio conversou com os ministros das Relações Exteriores de ambos os países, informou o Departamento de Estado.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, que há poucos dias afirmou que o conflito entre a Índia e o Paquistão “não era da nossa conta”, também compartilhou o anúncio de Trump.

Em uma entrevista à Fox News na quinta-feira, Vance minimizou o potencial de influência dos EUA à medida que o conflito entre Índia e Paquistão se agravava.

“O que podemos fazer é tentar encorajar essas pessoas a acalmarem um pouco, mas não vamos nos envolver no meio de uma guerra que fundamentalmente não é da nossa conta e não tem nada a ver com a capacidade dos Estados Unidos de controlá-la”, disse Vance à Fox News na quinta-feira.

“Sabe, os Estados Unidos não podem mandar os indianos abaixarem as armas. Não podemos mandar os paquistaneses abaixarem as armas. E, portanto, vamos continuar a perseguir esse assunto por via diplomática”, disse Vance.

Vance compartilhou uma captura de tela da postagem de Trump no Truth Social anunciando o cessar-fogo neste sábado, mas não forneceu mais comentários imediatamente.

Paquistão confirma cessar-fogo

O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Ishaq Dar, disse que o Paquistão e a Índia concordaram com um cessar-fogo “com efeito imediato”, confirmando o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump.

“O Paquistão sempre se esforçou pela paz e segurança na região, sem comprometer sua soberania e integridade territorial”, acrescentou Dar, em uma publicação no X.

Índia confirma acordo

O secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, confirmou que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo, que entrou em vigor às 17h, horário local (8h30, horário de Brasília).

Durante uma coletiva de imprensa, Misri afirmou que o diretor-geral de Operações Militares (DGMO) do Paquistão conversou por telefone com seu homólogo indiano na tarde de sábado, horário local.

Durante a conversa, foi acordado que ambos os lados “cessariam todos os disparos e ações militares” a partir das 17h, horário padrão da Índia.

Misri acrescentou que os diretores-gerais dos dois países devem se reunir novamente na segunda-feira.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias