O Ministério Público da Itália abriu uma investigação para apurar possível espionagem e terrorismo em seu território, depois que um drone sobrevoou várias vezes um centro de pesquisa da UE localizado no noroeste do país, disseram duas fontes nesta segunda-feira (31).
O Centro Europeu de Pesquisa Conjunta (JRC) na cidade de Ispra, no Lago Maggiore, relatou cinco sobrevoos em março por um drone comercial, que se acredita ser de fabricação russa a julgar pelas imagens, afirmaram as fontes.
Voos sobre o Centro Europeu de Pesquisa Conjunta, que foi inaugurado em 1960 como um local de pesquisa nuclear, não são permitidos.
Como resultado, o departamento antiterrorismo do Ministério Público de Milão abriu uma investigação sobre espionagem militar ou política para fins terroristas, acrescentou a fonte.
O site do JRC diz que o centro de Ispra é o terceiro maior campus de pesquisa da Comissão Europeia, depois dos de Bruxelas e Luxemburgo, lidando com inúmeras questões, como segurança nuclear, espaço, recursos sustentáveis, migração e transporte.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br