24 C
Marília

Jogadores do Cruzeiro terão clássico como vitrine para novo treinador

Leia também

O técnico Leonardo Jardim iniciará sua trajetória no comando do Cruzeiro a partir deste sábado (8), data de sua chegada a Belo Horizonte para se apresentar ao clube celeste. Como primeiro compromisso oficial pela nova equipe, o português estará em um dos camarotes do Mineirão para ver de perto o clássico com o Atlético, neste domingo (9), às 16h (de Brasília), pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro.

Será justamente essa partida que servirá como “vitrine” para o treinador conhecer mais a fundo os jogadores que ele vai liderar. Enquanto esteve no comando como interino por causa da demissão de Fernando Diniz, Wesley Carvalho “deixou” pelo menos duas posições em aberto no time titular: lateral-esquerda e meio-campo.

Titular desde que chegou ao clube, em 2023, Marlon ficou fora do 11 inicial nas três últimas partidas: Itabirito, Uberlândia e América. O camisa 3 teve um quadro de amigdalite e abriu oportunidades para o jovem Kaiki, que mostrou bom futebol quando foi acionado.

Outra disputa aberta está no meio de campo. Eduardo e Marquinhos foram acionados nas últimas partidas, revezaram como titulares, e brigam por vaga ao lado de Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira.

Nova disputa?

Uma outra posição que pode ganhar disputa nova com a chegada de Leonardo Jardim é a zaga. Jonathan Jesus e Villalba são jogadores da primeira faixa do campo.

Jonathan Jesus ganhou espaço nas últimas partidas. Jovem de apenas 20 anos, o zagueiro tem a chance de se consolidar como titular, após a grave lesão do zagueiro João Marcelo.

Nas outras posições, há jogadores mais consolidados como titulares: Cássio (goleiro), William (lateral-direito), Fabrício Bruno (zagueiro), Lucas Romero (volante), Matheus Henrique e Matheus Pereira (meias), Dudu e Gabigol (atacantes).

“A gente espera que ele possa vir, fazer um grande trabalho, fazer os jogadores que estão aqui evoluírem a cada treino, a cada jogo, para o Cruzeiro ser muito forte esse ano”, destacou o experiente atacante Dudu.

Como joga Leonardo Jardim?

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, o ex-volante Leandro Salino viveu grandes momentos no futebol de Portugal. Nas temporadas 2005/06 e 2011/12, o meio-campista foi liderado no Camacha e no Braga por Leonardo Jardim e só tem elogios à forma do técnico de ver o futebol, de gerir o grupo e de valorizar cada atleta.

“O Leonardo Jardim sempre gostava de jogar no 4-3-3, com dois extremos rápidos e um camisa 9. Outro esquema muito usado era o 4-2-1-3, com extremos, um volante que fica na frente da zaga e um segundo volante que vai de área a área (box-to-box). Ele sempre usou também um camisa 10 tradicional para articular as jogadas. Ele gosta de jogar com um volante mais fixo e outro que vai de área a área. Outra opção era ter um volante mais fixo e dois volantes que saem mais. Ele é muito inteligente taticamente”, ressaltou.

Qualidade do jogo

Salino destaca que Jardim gosta que seu time tenha a posse de bola. “O estilo dele é ter um time que tem a bola, que toca a bola, que não gosta de sair no chutão. Ele montou times de muita qualidade no Braga, no Olympiacos, no Sporting, no Monaco, chegando à final da Champions League. A marca do Jardim é ter times de toque de bola, de muita qualidade”, destacou.

Gestão de grupo

O Jardim sabe gerir o grupo muito bem. Ele é muito inteligente para fazer um revezamento no momento certo. Sabe a hora de tirar e colocar alguém.

Para os atletas mais renomados, como o Cruzeiro tem agora, ele costuma dar muita liberdade.

Ele ouve muito os jogadores no dia a dia, embora tenha a sua opinião própria e dê a última palavra. A última decisão é dele. Mas, antes de tomar uma decisão, ele ouve muito os jogadores sobre as possibilidades de jogo.

Relacionamento com estrelas

No Braga, por exemplo, nós tínhamos muitos jogadores de qualidade e experientes. No Monaco, da mesma forma. João Moutinho, Bernardo Silva, Falcao. Ele sempre soube gerir o elenco, as mudanças de jogo a jogo. Ele dá muita liberdade aos atletas no dia a dia. Ele ouve todo mundo.

Em relação a Cássio, Dudu, Matheus Pereira, Gabigol, esses caras vão amá-lo, pois ele é muito inteligente e sabe se relacionar bem com todo mundo.

É um cara super tranquilo e gosta muito dos jogadores brasileiros. Uma curiosidade é que ele visitava mais o Brasil do que eu, que sou brasileiro. Ele sempre vinha ao Brasil. Eu sempre brinquei com ele sobre isso, pois somos muito amigos.

Extrai o melhor de cada atleta

Ele sabe tirar o melhor dos jogadores. Ele gosta de jogadores de qualidade para poder extrair o melhor de todos. O Jardim gosta também de jogadores intensos, que impõem intensidade. Os treinos dele são curtos e intensos. Não há treinos longos.

Serenidade ou berros à beira do campo?

O Jardim não costuma estourar com os jogadores. Na beira do campo, ele costuma ficar estressado, mas não desconta isso nos jogadores. Fora de campo, é uma pessoa muito calma e fácil de lidar.


Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias