“Uma Terra · Uma Família · Um Futuro” é o tema da cúpula do G20 de Nova Delhi
4 de setembro de 2023, 05:00 h
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
247 – Realiza-se no final desta semana (9 e 10) a 18ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20 em Nova Delhi, capital da Índia. Uma Declaração dos Líderes do G20 será adotada na conclusão da Cúpula de Nova Delhi, declarando o compromisso com as prioridades discutidas e acordadas durante as respectivas reuniões ministeriais e do grupo de trabalho. “Uma Terra · Uma Família · Um Futuro” é o tema da cúpula do G20 de Nova Delhi.
O Brasil irá ocupar, pela primeira vez, a Presidência do G20. Segundo o Executivo, como país ocupante da Presidência, o Brasil também será responsável por organizar a próxima cúpula, prevista para novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
O presidente Lula apresentará no seu discurso as prioridades brasileiras. Em uma entrevista na semana passada, ele mencionou o combate às desigualdades, não só na área social, mas desigualdade entre países, de acesso a recursos, e sobretudo em áreas como combate à fome, combate à pobreza e a agenda social de maneira geral. Lula também concentrará suas atenções na questão ambiental, sobretudo a defesa da Amazônia, e na candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
O G20 foi criado em 1999, como uma forma de coordenação entre os países no nível ministerial, após uma sequência de crises econômicas internacionais: a crise do México de 1994, a crise asiática de 1997 (que atingiu especialmente Tailândia, Indonésia e Coreia do Sul) e a crise da Rússia de 1998. Em 2008, no auge da crise causada pela quebra do banco Lehmann Brothers, os países fizeram a primeira cúpula de chefes de Estado, em Washington. A reunião foi realizada semestralmente em 2009 e 2010 e vem ocorrendo uma vez por ano desde 2011.
O grupo é formado por 19 países dos 5 continentes, mais a União Europeia, unindo nações consideradas desenvolvidas e em desenvolvimento. Fazem parte: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Na Cúpula de Nova Delhi deverá ser anunciada a incorporação da União Africana, transformando o grupo em G21.
Nove outros países foram convidados para a cúpula: Bangladesh, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Ilhas Maurício, Nigéria, Omã, Países Baixos e Singapura. Vários organismos internacionais são convidados fixos nas cúpulas do G20: ONU, FMI, Banco Mundial, OMS, OMC, OIT, OCDE, União Africana, Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD) e Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O grupo responde conjuntamente por cerca de 80% do PIB mundial e 75% do comércio internacional, além de dois terços da população e 60% do território do planeta.