O presidente Lula negou neste sábado (29) que tenha discutido durante a viagem ao Japão e ao Vientã assuntos internos com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União – AP), ou com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos – PB).
A comitiva brasileira deixa o Vietnã em direção ao Brasil ainda neste sábado.
Lula também afirmou que não conversou com os líderes do Congresso sobre o projeto de anistia para os suspeitos de tentativa de golpe de Estado — entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Não conversei com o Hugo nem com o Alcolumbre, mas eu acho que anistia não é o tema principal neste instante. Tem muita coisa importante no Congresso Nacional que pretendo discutir. E é isso que quando eu voltar para o Brasil vou conversar com o Hugo e com o Alcolumbre”, afirmou Lula.
O PL da anistia tramita neste momento na Câmara dos Deputados. Mas o presidente da casa tem demonstrado resistência em pautar o tema, assim como os líderes dos principais partidos do Centrão.
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso, entretanto, ameaçam travar a pauta do legislativo caso o tema não chegue ao plenário. Estratégia que incluiria uma possível obstrução de todas as comissões permanentes da Câmara.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br