O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja nesta terça-feira (8) a Honduras para participar 9ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), bloco que reúne 33 países da região.
Partindo de São Paulo, o presidente chega por volta de 20h a Tegucigalpa, capital do país, e deve participar de coquetel com chanceleres e chefes de Estado.
A cúpula de líderes acontece na quarta-feira (9). Os presidentes discutem temas globais de comum interesse, com foco na integração da região.
De acordo com o Itamaraty, uma das principais apostas do Brasil será a proposta de uma candidatura única latino-americana para o cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ficará vago no próximo ano.
Embora não seja regra, há um acordo informal de rotatividade entre continentes para a vaga, e o Brasil entende que seria a vez da América Latina de ocupar o cargo mais alto do órgão.
Ainda segundo o Itamaraty, Lula deve propor que a cúpula considere uma mulher para o cargo. Nomes como o da primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet são cotados.
A interação do bloco com países de fora da região — como China e União Europeia — bem como os recentes casos de deportação de latino-americanos dos Estados Unidos devem fazer parte das discussões.
Já as tarifas comerciais impostas por Donald Trump na última quarta (5) não deve ser central nas discussões, já que a declaração da Cúpula vem sendo discutida há algum tempo e foi praticamente concluída já há três semanas.
Além da participação na cúpula, Lula tem espaço aberto na agenda para encontros bilaterais com presidentes ou ministros estrangeiros.
No fim do dia de quarta-feira, o presidente também participa da cerimônia de transferência da presidência do bloco de Honduras para a Colômbia.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br