22 C
Marília

Maior desafio de Salvador é o transporte público, diz Bruno Reis à CNN

Leia também

O prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis (União), disse em entrevista à CNN que o principal desafio de sua nova gestão é o transporte público.

Reis venceu a eleição em outubro do ano passado com 78,67% dos votos válidos (1.045.690 votos) no primeiro turno. Ele toma posse nesta quarta-feira (1) para o mandato que dura até 2028.

“Agora, ainda temos muitos desafios, até porque não se resolvem problemas históricos de uma cidade de quase 500 anos em apenas quatro anos. Hoje eu considero que o nosso grande desafio, e falei bastante disso ao longo da campanha, é o transporte público”, disse o prefeito.

Para Reis, as iniciativas para melhorar o setor passam pela renovação da frota e o investimento em ônibus elétricos. A implantação de um teleférico no Subúrbio Ferroviário de Salvador, região que abrange 22 bairros, também é prevista. Segundo ele, a “região carente” da cidade “terá um modal moderno e eficiente”.

“Sabemos também que o transporte sobre pneus enfrenta hoje muitos problemas, não apenas em Salvador, mas em todo o país”, declarou, fazendo referência aos ônibus. Contudo, para seguir as operações, o mandatário citou ser necessário um subsídio por parte do governo.

“Uma das principais reivindicações de nós, prefeitos, é que haja um subsídio do governo federal para o setor, como acontece, aliás, em todo o mundo. Sozinhas, as prefeituras não vão conseguir resolver esse problema”, defendeu.

Questionado sobre a relação futura da sua gestão com o governo do estadual, comandando por Jerônimo Rodrigues (PT), e com o governo federal, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito disse que deve ser a melhor possível.

Jerônimo e Lula apoiaram o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) na eleição do ano passado contra Reis.

“Nós temos um conjunto de projetos, ações e iniciativas para melhorar a vida das pessoas e vamos sempre buscar parceria para viabilizá-los”, conta. “Se o governo federal e o governo estadual quiserem contribuir, estamos sempre abertos ao diálogo”, prosseguiu.

Contudo, ele ponderou que a capital baiana “anda com as próprias pernas” e que não deve “esperar ninguém” para viabilizar ações. “O povo de Salvador se acostumou, nos últimos anos, a ter uma gestão que não fica transferindo responsabilidade ou apontando dificuldades.”

Além da mobilidade urbana, o prefeito citou investimentos em saúde e educação como prioridades para os 100 primeiros dias de governo. Uma das medidas é a entrega do Hospital Maternidade e da Criança. De acordo com Reis, as obras estão “bastante avançadas e em fase final de conclusão”.

O mandatário também comentou que a entrega de uma escola pública para crianças autistas deve acontecer ainda no início de 2025. Ainda é previsto investimento no setor para alcançar “resultados ainda mais expressivos”.

Durante as eleições, Reis compôs a coligação “O Trabalho Não Para”, que contou com o apoio de:

  • Republicanos
  • PP
  • PDT
  • PL
  • PRD
  • DC
  • PRTB
  • Novo
  • Mobiliza
  • PMB
  • Federação PSDB/Cidadania

O diálogo com a oposição, contudo, também deve acontecer, explicou o mandatário.

“Vou conversar e debater com todos, independente de posição ideológica ou coloração partidária, para que Salvador possa avançar ainda mais nesses próximos quatro anos”, declarou Reis sobre a relação com a Câmara Municipal.

Partidos do Centrão vão comandar 63% das prefeituras do país

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias