23 C
Marília

Márcio Pochmann no IBGE incomoda pela verdade que marca sua trajetória profissional

Leia também

 

Ao ser indicado pelo presidente Lula para chefiar o IBGE, reações da imprensa mantida pelo capital financeiro, representante dos interesses de bancos, do mercado especulativo e dos setores gananciosos da vida da elite brasileira, passaram a tecer críticas sobre o nome de Márcio Pochmann.

Contudo, sua trajetória profissional e acadêmica asseguram sua integridade e colocam o que coloca medo em parte da elite nacional é sua coragem de dizer a verdade.

Saiba mais sobre um dos maiores especialistas em estatísticas do Brasil.

Marcio Pochmann é um economista, pesquisador, professor e político brasileiro. Ele nasceu em Venâncio Aires, em 19 de abril de 19621. Pochmann se formou em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1984. Fez pós-graduação em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal e, em 1993, concluiu doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)2.

Pochmann foi professor livre docente e titular da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho do Instituto de Economia da mesma universidade. Ele lançou dezenas de livros, ganhando o Prêmio Jabuti em 2002. Pochmann também foi secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo entre 2001 e 2004. O economista foi presidente do Instituto de Pesquisas Especiais Aplicadas (Ipea), entre 2007 e 2012, e da Fundação Perseu Abramo, entre 2012 e 2020. Mais recentemente, presidiu o Instituto Lula2.

Em julho de 2023, o governo federal anunciou que Marcio Pochmann seria o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação foi divulgada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta32.

Marcio Pochmann: contribuições para a economia e o país

Ele é conhecido por suas contribuições para o estudo da economia brasileira e por sua atuação em cargos públicos importantes, como presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo1.

Pochmann tem uma vasta produção acadêmica, com muitos livros e artigos publicados sobre temas como desenvolvimento econômico, mercado de trabalho, distribuição de renda e políticas públicas. Em suas pesquisas, ele tem se dedicado a analisar os principais problemas da economia brasileira e a propor soluções para enfrentá-los2.

Um dos principais temas abordados por Pochmann em seus trabalhos é a desindustrialização da economia brasileira e a necessidade de retomar o processo de industrialização para promover o desenvolvimento econômico sustentável. Ele também tem se dedicado ao estudo das transformações no mercado de trabalho e à análise das políticas públicas voltadas para a promoção do emprego e da distribuição de renda3.

Em resumo, as principais contribuições de Marcio Pochmann para a economia brasileira estão relacionadas ao seu trabalho como pesquisador e analista, que tem ajudado a informar o debate público sobre questões econômicas importantes e a orientar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e social do país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias