A cantora Maria Bethânia usou as redes sociais, neste domingo (4), para pedir atenção e assistência urgente à sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação (BA), que fica no recôncavo baiano. A forte chuva que castigou a região, na madrugada desse sábado (3), provocou o transbordamento do rio Subaé, que atravessa o município, e deixou as ruas alagadas.
Cerca de 400 famílias ficaram desabrigadas, em Santo Amaro (BA) de acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (SUDEC).
No vídeo, a irmã de Caetano Veloso narra uma mensagem comovente enquanto imagens revelam a extensão da devastação causada pela cheia. Em apenas 24 horas, Santo Amaro (BA) registrou um acumulado de mais de 180 milímetros de chuva, um volume que sobrecarregou o sistema de drenagem e elevou o nível do rio.
A legenda da publicação da artista; “S.O.S para Santo Amaro da Purificação. A natureza grita”, completa o apelo reflete sobre a força da natureza e cuidado com o meio ambiente.
O cenário em Santo Amaro neste domingo (4) ainda é de atenção. A água invadiu residências, estabelecimentos comerciais e até mesmo unidades de saúde. O Corpo de Bombeiros chegou a afirma que a chuva deu uma trégua durante a manhã e a situação foi controlada.
Diante da gravidade da situação, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou uma visita a Santo Amaro (BA) na tarde deste domingo (4) para acompanhar de perto as necessidades do município e coordenar a distribuição de kits de ajuda humanitária à população afetada, com colchões, cobertores, material de higiene pessoal, além de lona plástica para cobertura de encostas.
O governo estadual mobilizou diversos órgãos e secretarias para prestar apoio não apenas à cidade, mas também a outros 19 municípios baianos que registraram ocorrências relacionadas às intensas chuvas nos últimos dias. Segundo o último balanço oficial, duas cidades na Bahia já decretaram situação de emergência: são elas Santo Amaro (BA) e Camacan (BA).
Fonte: www.cnnbrasil.com.br