A missa inaugural do papa Leão XIV começou na manhã de domingo (18), quando ele assumiu formalmente seu papel como líder da Igreja Católica global, atraindo milhares de simpatizantes, incluindo dezenas de líderes mundiais e membros da realeza europeia.
Multidões lotaram a Praça de São Pedro e as ruas adjacentes em Roma para a celebração formal, que incluiu o primeiro passeio no papamóvel branco de Leão, o primeiro papa dos Estados Unidos.
Nascido em Chicago, o pontífice de 69 anos passou muitos anos como missionário no Peru e também possui cidadania peruana, o que significa que ele também é o primeiro papa daquele país sul-americano.
Robert Prevost, um homem relativamente desconhecido no cenário mundial que se tornou cardeal há apenas dois anos, foi eleito papa em 8 de maio, após um breve conclave que durou apenas 24 horas.
Ele substitui o papa Francisco, da Argentina, que morreu em 21 de abril após liderar a Igreja por 12 anos, muitas vezes turbulentos, durante os quais lutou contra os tradicionalistas e defendeu os pobres e marginalizados.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br