O Ministério Público Federal (MPF) pediu esclarecimentos à vereadora e presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul (RS), Nicole Weber (Podemos), por uma publicação em que afirmava ter recebido cerca de R$ 1,3 milhão em emendas parlamentares do noivo, o deputado federal Covatti Filho (PP-RS).
De acordo com Weber, os recursos têm como destino o Hospital Santa Cruz, com o objetivo de modernizar a rede elétrica de uma ala do complexo hospitalar.
O MPF informou que ainda não há investigações contra nenhum dos parlamentares, mas ressaltou à vereadora que a instituição acompanha o recebimento das emendas parlamentares individuais e impositivas.
“Corri para o meu deputado federal, expliquei a situação, e de pronto, entendendo comigo que essa é a maior necessidade na saúde em Santa Cruz nesse momento, então Covatti Filho decidiu enviar para o HSC a emenda parlamentar no valor integral de 1 milhão e 300 mil”, escreveu Nicole em uma publicação no Instagram.
O MPF também diz ter enviado em fevereiro deste ano uma recomendação para o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Ivan Moraes (PL), pedindo “providências” em relação à transparência e acompanhamento das chamadas emendas Pix.
As emendas Pix são uma espécie de transferência de recursos direta para os estados, Distrito Federal ou municípios.
Oficialmente, são chamadas de emendas parlamentares individuais e são impositivas — ou seja, obrigatórias.
Veja a publicação da vereadora abaixo:
A CNN entrou em contato com a vereadora e com o deputado e aguarda posicionamento.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br