22.3 C
Marília

Na posse, Paes confirma promessa de distribuir genérico de Ozempic

Leia também

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), voltou a falar sobre a distribuição de medicamento genérico do Ozempic para o combate à obesidade, durante sua cerimônia de posse nesta quarta-feira (1º).

Recorrendo à máxima da “promessa é dívida”, o mandatário afirmou que criará “um programa de combate à obesidade que já estabelece as bases para aquisição da semaglutida, o Ozempic, a partir da quebra da patente do medicamento”.

A quebra da patente (propriedade exclusiva) do remédio está prevista para acontecer em 2026. Somente após isso, o genérico ficará permitido no Brasil.

Apesar de seu uso ser seguro e eficaz para diabetes tipo 2, o uso do Ozempic para emagrecimento acontece de forma off label, ou seja, fora das indicações da bula.

Entre 46 decretos publicados no Diário Oficial do município do Rio desta quarta, está prevista a criação de um Grupo de Trabalho “para realização de estudos para a introdução da semaglutida como componente no tratamento contra a obesidade nas Clínicas da Família”.

Ao longo da campanha, o prefeito chegou a ser questionado em debates pela proposta.

Na época, em entrevista ao jornal “Extra”, Paes chegou a dizer que a capital fluminense não teria mais “gordinho”.

“O Rio vai ser uma cidade que não vai ter mais gordinho, todo mundo vai tomar Ozempic nas clínicas da família”, disse o prefeito, ao dizer que já tomou o medicamento. Ele afirmou ter perdido 30 quilos com o remédio.

Cerimônia de posse

Antes do prefeito, os 51 vereadores eleitos na capital fluminense foram empossados. Na sequência, foi a vez de eleger a Mesa Diretora. 

Até a posse do novo presidente da Casa, Carlos Caiado (PSD-RJ), a cerimônia foi presidida pelo vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) — o mais votado da nova legislatura. 

“Atribuo isso a coisas que são muito maiores do que eu, mas não estou aqui para dar nenhuma lição de moral para ninguém que esteja aqui presente”, disse o parlamentar sobre seu índice de votação. 

*Com informações de Gabriela Maraccini, da CNN

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias