O presidente Donald Trump minimizou hoje as preocupações sobre abusos aos direitos humanos na prisão em El Salvador onde está detido um homem que foi deportado por engano do governo americano.
Trump disse a repórteres a bordo do Air Force One, durante a noite, que a prisão abriga “algumas das piores pessoas do mundo”.
Ao ser questionado sobre sua mensagem para o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, e se está preocupado com abusos na prisão, Trump respondeu: “Não, acho que ele está fazendo um trabalho fantástico.” Trump deve se encontrar com Bukele na segunda-feira (14), na Casa Branca.
“Ele está resolvendo muitos problemas que nós temos e que realmente não conseguiríamos resolver, do ponto de vista dos custos”, disse Trump sobre o líder salvadorenho.
Ao ser pressionado novamente sobre as denúncias de abusos aos direitos humanos, ele respondeu: “Não vejo isso.”
Salvadorenho de Maryland continua preso
Os comentários de Trump ocorrem em meio ao aumento da indignação pública pela prisão de Kilmar Abrego Garcia nas instalações do gigantesco presídio CECOT, em El Salvador.
Abrego Garcia recebeu status de proteção concedido por um juiz de imigração em 2019, que proibia o governo federal de deportá-lo para El Salvador — país que, segundo seus advogados, ele fugiu há mais de uma década devido à violência de gangues.
A administração Trump afirmou, em um documento protocolado ontem, que Abrego Garcia está “vivo e seguro” no CECOT, mas não incluiu nenhuma atualização sobre os esforços do governo para trazê-lo de volta aos Estados Unidos, conforme foi ordenado por um juiz.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br