A quinta rodada de negociações entre Estados Unidos e Irã foi concluída nesta sexta-feira (23) em Roma, com progresso limitado, mas sem resultados, de acordo com o mediador omanense, encarregado de facilitar as negociações.
As discussões, realizadas na Embaixada de Omã na Itália, duraram mais de três horas e foram lideradas pelo Ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, e pelo Enviado Especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
Omã desempenhou o papel de mediador indireto durante todas as negociações.
O Ministro das Relações Exteriores de Omã, Sayyid Badr bin Hamad bin Hamood Albusaidi, afirmou que a quinta rodada de negociações entre Irã e EUA “foi concluída hoje em Roma com algum progresso, mas não conclusivo”.
Líderes se preparam para novas rodadas
Há muito em jogo para ambos os lados. O presidente americano Donald Trump quer restringir o potencial de Teerã de produzir uma arma nuclear que poderia desencadear uma corrida armamentista nuclear regional e talvez ameaçar Israel.
A República Islâmica, por sua vez, quer o fim das sanções à sua economia baseada no petróleo.
Após o encontro nesta sexta-feira (23), o mediador de Omã acrescentou que as questões restantes devem ser esclarecidas nos próximos dias para permitir que as partes envolvidas avancem em direção ao objetivo comum de chegar a um acordo sustentável.
O Ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Araghchi, afirmou que a quinta rodada de negociações entre Irã e EUA foi a mais profissional até o momento.
Os líderes decidiram que ambas as partes as revisariam mais detalhadamente e fariam acordos para a próxima rodada, que, espera-se, “introduzirá alguns detalhes” se ambas as partes aceitarem novas soluções, disse ele.
As negociações indiretas não serão concluídas em duas ou três rodadas devido à sua complexidade, disse o Ministro das Relações Exteriores, acrescentando que “o fato de estarmos agora trilhando um caminho razoável é (uma espécie de) progresso”.
Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, escreveu na plataforma de mídia social X que a quinta rodada foi realizada em um ambiente “calmo e profissional”, e que a data e o local da próxima rodada serão definidos e anunciados posteriormente.
Anteriormente, o Irã e os Estados Unidos realizaram quatro rodadas de negociações indiretas mediadas por Omã, a partir de abril, sobre o programa nuclear de Teerã e o levantamento das sanções americanas, três das quais em Mascate, em Omã, e uma em Roma.
Nos últimos dias, autoridades americanas têm exigido repetidamente que o Irã cesse completamente o enriquecimento de urânio, um pedido firmemente rejeitado por Teerã.
Tensões entre países
Em seu primeiro mandato, em 2018, Trump abandonou um pacto nuclear de 2015 entre as principais potências e o Irã. Desde que retornou ao poder este ano, ele restaurou uma campanha de pressão máxima sobre Teerã e reimpôs sanções abrangentes dos EUA que continuam a prejudicar a economia iraniana.
O Irã respondeu aumentando o enriquecimento muito além dos limites do pacto de 2015.
Wendy Sherman, ex-subsecretária dos EUA que liderou a equipe de negociação dos EUA que chegou ao acordo de 2015, observou que Teerã apresenta o enriquecimento como uma questão de soberania.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br