Há 47 minutos
Trabalhos executados pela UGPE se estendem por Manaus e outros municípios do interior


No Dia do Trabalhador (1º de Maio), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), ressalta as ações voltadas à saúde e segurança dos operários nos canteiros de obras que executa, dentre elas, dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), na capital, e de Saneamento Integrado (Prosai) em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). As iniciativas visam garantir condições de trabalho seguras e sustentáveis para os trabalhadores envolvidos nas obras de infraestrutura e saneamento no Amazonas.
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destaca o compromisso da gestão do governador Wilson Lima com a promoção de um ambiente de trabalho seguro e sustentável, alinhando-se às melhores práticas do país e contribuindo para o desenvolvimento do Amazonas com responsabilidade e respeito aos trabalhadores.
“Nas obras da UGPE, priorizamos a saúde e a segurança dos trabalhadores e das comunidades. Por isso, orientamos com frequência para o uso dos equipamentos de proteção, contamos com ações preventivas para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, em parceria com as construtoras. Nosso objetivo é garantir que cada colaborador retorne para casa em segurança ao final do dia”, salienta Campêlo.
Entre os pilares das ações está a implementação do Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS). O SGAS estabelece procedimentos e padrões para minimizar impactos ambientais e promover a segurança no trabalho.
Na primeira quinzena de abril, 21 novos trabalhadores das obras do Prosamin+ receberam treinamento do SGAS. Durante a capacitação, foram abordados temas como procedimentos ambientais, segurança do trabalho e práticas socioambientais. Em janeiro, mais de 20 trabalhadores do Prosai Parintins também participaram de treinamento semelhante no município.




Para o subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, a iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a integridade dos trabalhadores e a sustentabilidade das obras. “A UGPE tem reforçado seu compromisso com a promoção de ambientes de trabalho seguros e ambientalmente responsáveis. A adoção do SGAS nos canteiros das obras é uma medida estratégica que assegura o cumprimento de normas internacionais de segurança e sustentabilidade”, afirma.
Abril Verde
Neste mês de abril, a UGPE promoveu mais uma edição da campanha Abril Verde. Neste ano, a programação envolveu tanto trabalhadores das obras quanto as comunidades das áreas de intervenção das obras. Além de Manaus, abrangeu Manacapuru e Nhamundá, onde também há obras do órgão. As atividades alcançaram 775 pessoas com ações de saúde e segurança do trabalho, mais do que o dobro do público atingido em 2024.
Com o tema “Segurança e saúde para todos: comunidade e obras em harmonia”, a campanha buscou reforçar as ações de prevenção que já são realizadas no dia a dia das obras. A programação envolveu palestras, atividades físicas, exposição de maquinário, entre outras ações.