Barra Mansa – O projeto Escola Vocacionada à Música de Barra Mansa foi um dos temas do 2º Seminário de Ensino e Extensão Integração Curricular: Conectando Saberes e Práticas, da Nova UBM, em Barra Mansa. O coordenador musical da escola, Giliade Lima, foi convidado para falar sobre o tema ‘Escola Vocacionada – Uma Realidade’, na primeira noite do evento, que aconteceu ontem (23), com palestras e apresentações musicais.
“Participar de um evento como esse é muito importante. Poder compartilhar experiências sobre um dos projetos mais inovadores na educação pública do Brasil, com uma política inclusiva através da música, é sem dúvidas a realização de um sonho”, enfatizou Giliade.A conversa com os alunos do Curso de Licenciatura em Música da unidade, foi um convite da coordenadora do curso, a professora Florencia Cruz e do Maestro Márlon Vieira. “É transformador, ainda mais ao lado de uma equipe extraordinária, extremamente competente e engajada. Só tenho que agradecer a Deus, aos profissionais e amigos, que, assim como eu, vivem a educação por amor, com profissionalismo e comprometimento”, finalizou.
Além do tema sobre a Escola Vocacionada, o seminário contou ainda com palestras sobre Inclusão e Acessibilidade, Ensino da Música, Músico Terapia e apresentações musicais com os acadêmicos do Curso de Música.
Escola Vocacionada à Música
O projeto de Escola Vocacionada é desenvolvido através de parceria entre a prefeitura, o Projeto Música nas Escolas e o Governo do Estado. A proposta é ampliar as oportunidades de ensino e aprendizagem de forma integrada para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.
Outro objetivo do projeto é integrar no currículo da escola, de forma a ajudar os pais na hora da procura, ou até para empreendedores que pretendem investir nesse ensino e está na pesquisa por nomes para escolas que tenham em seu currículo aulas de artes.
A Escola Vocacionada de Música defende a continuidade e complementaridade na formação dos estudantes.