26.8 C
Marília

Novo secretário de Cultura e Turismo se reúne com Movimento Pró-Cultura de Roraima

Leia também

O secretário de Cultura e Turismo de Roraima, Alex Ferreira, se reuniu nesta terça-feira, 11, com representantes do Movimento Pró-Cultura de Roraima para discutir e alinhar ações estratégicas voltadas para o segmento cultural do Estado em 2025. O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo e a sociedade civil, buscando promover o desenvolvimento cultural nas diversas áreas que compõem a rica diversidade de Roraima.

O movimento entregou ao secretário uma série de propostas para valorização e promoção das artes e da cultura de Roraima. Entre as propostas está a ampliação do Orçamento da Cultura. Também foi sugerida a garantia do dobro do orçamento no Planejamento Plurianual Orçamentário para a Secult. Além disso, foi proposta uma política de fomento direto, que inclui a garantia de 50% da rubrica orçamentária do Departamento de Promoção Cultural. O valor seria destinado a editais públicos de incentivo direto aos fazedores de cultura. Haveria chamadas públicas por segmento artístico-cultural.

O movimento propôs ainda o fortalecimento da Lei de Incentivo Estadual à Cultura, por meio de regulamentação. Também seriam realizadas campanhas de sensibilização dos entes envolvidos, como empresários, agentes públicos, artistas e produtores culturais. A proposta inclui o fortalecimento do Conselho Estadual de Cultura, o que garantiria estrutura de trabalho e ampla participação nas instâncias deliberativas da Secult.

Propostas

Outra proposta foi a criação do Museu da Cultura Indígena, com garantia de estrutura física, recursos humanos e orçamentários para a devida valorização científica da matriz identitária da história e cultura local, a realização de concurso público específico para técnicos da Secretaria Estadual de Cultura, e por fim a garantia de estrutura para planejamento, execução e fiscalização dos recursos da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc, com participação de representantes de segmentos culturais em todas as etapas.

O secretário Alex Ferreira ressaltou a importância de um trabalho conjunto para que as ações planejadas sejam efetivas e atendam às necessidades da população de Roraima, promovendo um ambiente cultural vibrante e inclusivo. “O contato com os representantes do Movimento Pró-Cultura foi importante para definirmos as novas metas que precisamos definir para sermos mais assertivos nas políticas públicas de cultura”, disse Alex.

Diálogo

Segundo ele, é importante ouvir as bases para elaboração de políticas públicas assertivas para os segmentos culturais, e a escuta aos movimentos será uma constante na nova gestão. O secretário e os representantes do Movimento Pró-Cultura de Roraima concordaram em realizar reuniões periódicas para dialogar com os segmentos culturais para alinhamento de ações específicas para cada um.

O presidente da Associação de Cinema de Roraima, Eder Rodrigues, falou da importância da Secretaria estar mais próxima ao Ministério da Cultura com a proposta do Sistema Nacional de Cultura e com o Plano Nacional de Cultura, recentemente renovado para que se possa identificar os potenciais de Roraima. “Isso é bom para o turismo, para a cultura, para a sociedade e para os artistas”, segundo Éder.


Fonte: portal.rr.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias