A polícia encontrou sinais da substância arsênio na urina e no estômago das vítimas que morreram após comer um bolo de café da tarde supostamente envenenado na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul.
Três pessoas morreram e outras duas estão hospitalizadas. A Polícia Civil investiga o caso. A perícia constatou que a menor quantidade de arsênio encontrada no organismo de uma das vítimas foi 80 vezes maior do que o limite para contaminação ocupacional. Na vítima com a maior concentração da substância, essa quantidade foi 350 vezes superior.
A contaminação por arsênio pode ser extremamente prejudicial à saúde humana. Dependendo da concentração, pode ser letal, como neste caso no Rio Grande do Sul. A CNN explica mais sobre a substância, tais como causas do envenenamento e consequências, na matéria abaixo.
O que é arsênio (ou arsênico)
Arsênio é um elemento que ocorre naturalmente no ambiente. Rocha, solo, água, ar, plantas e animais contém níveis de arsênio. O composto pode se combinar com substâncias orgânicas e inorgânicas (que são mais prejudiciais à saúde humana).
Quando ocorre o envenenamento por arsênio
O envenenamento pode ocorrer quando se ingere altos níveis de arsênio. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), beber água contaminada causa a maioria dos casos, já que a maior ameaça à saúde pública seria o arsênio em seu estado inorgânico. Este se origina de águas subterrâneas contaminadas.
Outras intoxicações podem ocorrer por alimentos contaminados e durante processos industriais. Isso porque, a substância é usada industrialmente no processamento de vidro, pigmentos, têxteis, papel, adesivos de metal, conservantes de madeira e munição. Arsênio orgânico, geralmente encontrado em frutos do mar, é menos prejudicial à saúde.
Quais os sintomas imediatos de envenenamento por arsênio
Os sintomas de envenenamento imediato por arsênio incluem:
- Náusea;
- Vômito e diarreia;
- Dor abdominal;
- Tosse;
- Dor no peito;
- Ritmo cardíaco anormal;
- Pele vermelha e inchada;
- Sensação de “formigamento” nos dedos das mãos e dos pés.
A exposição a longo prazo pode causar lesões na pele, dor de garganta persistente, problemas digestivos constantes e até mesmo câncer, como explicamos melhor.
Quais as consequências da intoxicação por arsênio?
Além da morte, o envenenamento por arsênio pode causar outras consequências no indivíduo. Segundo a Cleveland Clinic, isso dependerá da quantidade de substância ingerida e a duração da exposição. A exposição a longo prazo pode levar a muitas doenças e complicações diferentes, incluindo:
- Doença hepática;
- Doença cardíaca;
- Diabetes;
- Problemas no sistema digestivo;
- Complicações do sistema nervoso;
- Neurotoxicidade;
- Câncer (sendo bexiga, fígado, pulmão e rim os mais comuns).
Câncer de pele: como saber quais manchas podem ser perigosas?
Fonte: www.cnnbrasil.com.br