O papa Francisco morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21). A morte do pontífice foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
Homenagens estão ocorrendo ao redor do mundo após a morte de Francisco. O papa apareceu pela última vez dando a bênção da Páscoa no domingo (20).
Causa da morte
O papa morreu de um AVC seguido de falência cardíaca, informou a assessoria de imprensa do Vaticano em um comunicado.
A morte de Francisco também foi afetada por outras doenças, incluindo um “episódio anterior de insuficiência respiratória aguda”, hipertensão arterial e diabetes tipo II, segundo a declaração, assinada pelo Diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, Andrea Arcangeli.
Pedidos sobre o enterro
Francisco declarou em seu testamento, divulgado pelo Vaticano, que desejava ser enterrado em um túmulo “simples” no solo da Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Francisco disse que o túmulo deveria ter uma inscrição de uma palavra – Franciscus, seu nome em latim.
Ele será o primeiro papa em mais de um século a ser sepultado fora do Vaticano. Francisco afirmou em seu testamento que providenciou que um benfeitor não identificado cobrisse as despesas de seu sepultamento.
Terços e orações
Um terço foi rezado em homenagem a Francisco na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, na noite desta segunda, no horário local.
A oração foi conduzida pelo Cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro, diante de centenas de pessoas dentro e ao redor da praça.
Argentinos de diversas religiões e origens também se reuniram para rezar por Francisco em algumas das igrejas onde o falecido papa trabalhou em seu país natal.
Últimas homenagens
O papa nasceu em Buenos Aires e o presidente argentino Javier Milei declarou sete dias de luto no país, disse um porta-voz próximo ao líder à CNN. Líderes mundiais das Nações Unidas, de vários países africanos e das Américas prestaram homenagem ao falecido pontífice.
A Assembleia das Primeiras Nações, uma organização de defesa que representa as comunidades indígenas no Canadá, expressou tristeza pela morte de Francisco. A organização afirmou que Francisco pediu desculpas pelos abusos em escolas católicas.
Mensagem final do papa
Diante de milhares de católicos reunidos na Praça de São Pedro no domingo de Páscoa, Francisco preparou um discurso que pedia o fim das guerras em Gaza, Ucrânia e Sudão.
Muito doente para ler em voz alta mais do que algumas frases, Francisco sentou-se enquanto um assessor proferia as declarações, poucas horas antes de sua morte.
O que vem a seguir?
A morte do papa dá início a nove dias de luto, conhecidos como “Novendiales”.
Francisco será colocado em um caixão e permanecerá em câmara-ardente, o local onde se faz um velório, por vários dias até a cerimônia.
O conclave, o processo de escolha de um novo papa, não deve começar antes de 15 dias, nem depois de 20 dias, após a morte do papa.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br