27.9 C
Marília

Ondas de calor podem favorecer sangramentos no nariz; confira como se prevenir

Leia também

As ondas de calor que ocorrem em São Paulo podem favorecer sangramentos no nariz. Os mais vulneráveis ao problema são crianças e idosos, pois têm a parte interna do órgão mais sensível. Segundo os otorrinolaringologistas do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), beber líquido, hidratar a parte interna das narinas com soro e evitar ambientes quentes com ar seco e empoeirado podem ajudar a evitar a situação. 

O sangramento no nariz durante a exposição a altas temperaturas ocorre porque o calor causa um processo chamado vasodilatação. Os vasos sanguíneos do órgão se expandem, aumentando o fluxo de sangue na região, que pode não suportar e romper. Piora a situação a baixa umidade do clima quente, que torna o ar seco e facilita a desidratação da região interna das narinas. Pessoas com rinite alérgica e outras condições inflamatórias podem sofrer mais com o problema. 

LEIA TAMBÉM: Ondas de calor: Governo de SP orienta população sobre cuidados para enfrentar altas temperaturas

Caso ocorra sangramento no nariz, a orientação é, primeiro, manter a calma. Em seguida, inclinar o tronco para a frente, fazer uma “pinça” com os dedos polegar e indicador e apertar a ponta do nariz por cinco minutos. Essa manobra facilita na coagulação e na regeneração da parede do vaso rompido. 

Uma das soluções pode ser colocar gelo – ou qualquer item gelado – no local, pois induzirá a vasoconstrição. O processo inverso da vasodilatação “contrai” os vasos sanguíneos, parando o sangramento no nariz.

É contraindicado colocar papel, pano ou qualquer outro objeto dentro do nariz para cessar o sangramento. Ao introduzir itens nas narinas com vasos dilatados e mucosa ressecadas pela baixa umidade, é possível romper outros vasos ou machucar as paredes do órgão, piorando a situação.

LEIA TAMBÉM: Ar-condicionado, ventilador e banho gelado podem piorar sintomas de sinusite e rinite; veja cuidados

A otorrinolaringologista do HSPE Maria Dantas Costa Lima Godoy aconselha a procurar por atendimento com especialistas caso a situação seja recorrente. “Se o quadro for de sangramento no nariz que começa e para repetidas vezes ou contínuo, isto é, não para de sangrar, o ideal é realizar uma avaliação médica para entender o que está acontecendo”, comenta. 

Sangramento contínuo do nariz pode indicar quadros crônicos e agudos de sinusite ou rinite e problemas de coagulação e sistêmicos. 

Outra forma de evitar o sangramento é realizar a higiene ambiental. Para isso, mantenha os espaços limpos sem poeira, arejados, resfriado e com a umidade adequada a partir do uso de umidificadores ou de potes com água próximo de onde o paciente vai ficar.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias