Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (12), o ex-ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deverão se encontrar futuramente em fotos internacionais e que isso é “natural”.
“O presidente Lula é um presidente pragmático, é um presidente que prega o entendimento e a moderação, e ele teve um relacionamento muito bom com o ex-presidente republicano dos Estados Unidos, o Bush, em relação ao qual havia desconfiança com relação a essa natureza ideológica”, disse.
Apesar de ter parabenizado Trump por ter vencido a eleição no fim do ano passado, Lula tem proferido críticas ao presidente dos Estados Unidos, por conta das decisões tomadas desde que tomou posse do cargo.
Nesta quarta-feira (12), por exemplo, disse que, “pelo comportamento do presidente americano”, acredita que vai ficar “cada vez mais difícil os países ricos quererem se comprometer à salvação do planeta”.
De acordo Aloysio Nunes, os dois presidentes precisarão manter uma relação, uma vez que “não se faz política externa com ideologia, se faz política externa defendendo o interesse nacional”.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br