No Dia Mundial do Trabalho, celebrado nesta quinta-feira, 1º de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo reforça seu compromisso em conectar profissionais às oportunidades do mercado de trabalho. Por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), foram realizados mais de 1,2 milhão de encaminhamentos para vagas de emprego em todo o estado desde o início da gestão, em 2023.
A importância do programa é evidenciada por histórias como a de Aislan Vilela, 30 anos, morador de Bertioga, no litoral. Após semanas desempregado, ele conseguiu uma vaga em uma grande rede de atacarejo. “Foi pelo PAT que consegui um bom emprego. Sem esse serviço, não teria acesso a uma vaga tão boa”, comemora.
Outro relato é o de Aldo Elias Martins, de 59 anos, que conseguiu uma nova oportunidade por meio de uma unidade do PAT na capital, após ficar desempregado por quase seis meses. “Tenho 29 anos de experiência no setor de logística e estou muito animado com essa oportunidade. Voltar ao mercado foi uma vitória, e o PAT me abriu as portas”, celebra Aldo.
Além da intermediação de vagas, os PATs oferecem diversos serviços como orientação profissional, solicitação do seguro-desemprego e orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital. Também é possível tirar dúvidas a respeito dos cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente pelo Qualifica SP, programa da SDE.
Os serviços do programa também incluem os atendimentos para empresas e/ou empregadores que estão em busca de novos funcionários, com serviços disponibilizados sem custo, como a intermediação do processo seletivo e a realização de mutirão de vagas de emprego, quando há uma grande oferta de vagas.
Vagas disponíveis nos PATs
Atualmente, os PATs oferecem mais de 12,6 mil vagas de emprego em todas as regiões do estado de São Paulo, contemplando diversas áreas e setores. As funções mais demandadas são:
- Auxiliar de logística: 1.545 vagas
- Alimentador de linha de produção: 1.225 vagas
- Faxineiro: 964 vagas
- Auxiliar de escritório em geral: 374 vagas
- Servente de obras: 336 vagas
Para se candidatar a uma vaga de emprego no PAT, é necessário levar documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho. O programa conta com mais de 200 unidades distribuídas pelo território paulista. Os endereços podem ser consultados em desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br