O projeto de concessão do sistema de travessias hídricas do Governo do Estado de São Paulo prevê o investimento de mais de R$ 1 bilhão em ampliação da capacidade de frota de embarcações, flutuantes e diversas melhorias em infraestrutura terrestre, como a construção de novos terminais e reformas dos já existentes. A modernização trará mais eficiência na operação e melhor qualidade em serviços de transportes públicos oferecidos à população.
Já no primeiro ano de concessão, prevista para ser assumida pela iniciativa privada a partir de 2026, as embarcações hoje movidas a propulsão a diesel serão substituídas por novas embarcações, com a conversão para propulsão elétrica nos locais onde a operação e infraestrutura permitam. A previsão é que até o sexto ano de contrato de parceria público-privada todas sejam trocadas.
O transporte moderno com maior capacidade de veículos e passageiros, possibilitará maior eficiência na operação do serviço com a redução da fila de espera, criando uma experiência mais ágil e satisfatória para os usuários. “É óbvio que a preocupação sinalizada atualmente é a redução do tempo de espera nas filas de travessias para os usuários do litoral centro, litoral norte e litoral sul. Serão adquiridas embarcações com capacidade de até 70 veículos, isso reduzirá de forma significativa o tempo de espera dos passageiros”, enfatiza o presidente da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Edgard Benozatti.
Na parte terrestre, serão instalados novos terminais ou reformados os já existentes, com toda infraestrutura necessária para embarque e desembarque, trazendo um ambiente mais confortável para os usuários. “À medida que os investimentos forem sendo realizados, os usuários observarão as melhorias”, ressalta o presidente da CPP.
Qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP), a concessão inclui a operação, manutenção e exploração de 14 linhas aquaviárias, sendo oito litorâneas (operadas pelo Departamento Hidroviário nas regiões norte, centro e sul do litoral paulista), três do sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia e três no Reservatório de Paraibuna.
As 14 linhas a serem concedidas incluem: São Sebastião-Ilhabela; Santos-Vicente de Carvalho; Santos-Guarujá; Bertioga-Guarujá; Cananéia-Continente; Cananéia-Ilha Comprida; Cananéia-Ariri; Iguape-Juréia; Bororé-Grajaú; Taquacetuba-Bororé; João Basso-Taquacetuba; Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.
Atualmente, o sistema atende em torno de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente.
A publicação do edital está prevista para o primeiro semestre de 2025 e o leilão e assinatura de contrato para o segundo semestre de 2025. Será um contrato único que abarcará todas as travessias do estado. A modalidade contratual de concessão patrocinada (PPP) terá duração de 20 anos.
Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)
O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.
Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br