O prazo para os municípios aderirem ao programa UniversalizaSP se encerra no dia 11 de abril. Na segunda-feira (31), em Marília, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, apresentou a proposta a prefeitos e representantes de cerca de 150 municípios dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) do Tietê/Batalha, Tietê Jacaré e dos Rios Aguapeí e Peixe. Ela destacou a importância da atuação regionalizada para resolver os desafios em saneamento básico em cidades não atendidas pela Sabesp.
“Estamos falando pessoalmente com os prefeitos e mostrando a urgência de se fazer investimentos para combater a falta e a perda d’água, além de ampliar o acesso aos serviços de água, coleta e tratamento de esgotos. É uma realidade que demanda altos investimentos e ações coordenadas, olhando a disponibilidade hídrica da bacia como um todo, e só conseguiremos isso por meio da regionalização”, ressaltou a secretária Natália Resende.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP instala fundo de apoio ao saneamento
Como próximos passos, ela ressaltou que o Estado realizará, com recursos próprios e sem qualquer custo aos municípios, os estudos de viabilidade e modelagem para estruturar a contratação da parceria regionalizada para aqueles que aderiram ao programa, com a participação ativa das gestões municipais, principalmente em relação aos investimentos a serem realizados em cada, e governança estabelecida de forma conjunta.
Integra Resíduos
Durante o encontro, também foi apresentado o programa Integra Resíduos. Foram iniciados os estudos de viabilidade e modelagem de projetos de destinação final de resíduos sólidos para 12 consórcios intermunicipais: Amvapa, Ceriso, Cicop, Ciensp, Cinorp, Cisbra, Civap, Consen, Consimares, Grande ABC, Novo Vale e Ummes. Os 216 municípios integrantes desses consórcios geram aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos por dia.
Municípios de três desses consórcios – Consen, Cicop e Ummes – participaram da reunião nesta segunda. Eles abrangem 67 municípios e geram diariamente 1.566 toneladas de resíduos sólidos urbanos. O Consen, com seus 39 municípios e 1,7 milhão de habitantes, é o maior gerador, respondendo por 1.300 toneladas/dia (83% do total). Já o Cicop, com oito municípios e 73 mil habitantes, produz 48 toneladas/dia, enquanto a Ummes, com 20 municípios e 300 mil habitantes, gera 218 toneladas/dia.
LEIA TAMBÉM: SP apresenta programas para regionalização do saneamento e da destinação de resíduos sólidos
“É um passo importante para garantirmos escala e viabilidade econômica para o serviço de destinação, com a valorização dos resíduos sólidos, por meio da reciclagem, compostagem, geração de energia, e a efetivação de fato da chamada economia circular”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br