26.9 C
Marília

Presidente da COP30 defende “posição nacional” sobre Foz do Amazonas

Leia também

O presidente do COP30, André Corrêa do Lago, afirmou nesta quarta-feira (26) que a exploração de petróleo na Foz do Amazonas deve ser uma “decisão da sociedade brasileira”.

Segundo o embaixador, é essencial um debate robusto sobre o tema, pois a descoberta de petróleo na região pode trazer benefícios para o Brasil.

A declaração foi feita durante um evento na Alemanha que discute anualmente as mudanças climáticas

“É um desses assuntos que temos que ter um debate muito forte dentro do Brasil, porque, como você disse, isso é algo que podemos descobrir que podemos usar. E a decisão sobre isso tem que ser uma decisão da sociedade brasileira”, afirmou.

André Corrêa do Lago disse ainda que não espera consenso sobre o tema, mas uma “posição nacional” a favor de um caminho intermediário baseado em informação racional.

Em 2023, o Ibama recusou a licença da Petrobras para explorar petróleo na região da Margem Equatorial, na bacia da foz do Rio Amazonas. Desde então, a petroleira tem trabalhado para atender a uma série de requisitos ambientais exigidos pelo instituto.

O movimento pela exploração na região é encabeçado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e enfrenta resistência da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O Palácio do Planalto vem ampliando a pressão sobre o Ibama para que a autorização saia o quanto antes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende a autorização mesmo alertado sobre riscos ambientais. No mês passado, o petista chegou a criticar o que chamou de “lenga-lenga” do Ibama.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias