A presidente do México, Claudia Sheinbaum, aguarda com cautela o provável anúncio oficial de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre a aplicação de tarifas sobre alumínio e aço de até 25%, disse ela durante coletiva de imprensa matinal nesta segunda-feira (10).
A presidente explicou que, após esse possível anúncio, espera estabelecer comunicação com Trump para negociar.
“Ficamos sabendo disso pela mídia. Vamos esperar, é como eu digo: mantenha a cabeça fria. Vamos esperar para ver se ele anuncia algo hoje e a partir daí tomaremos nossas decisões”, destacou Sheinbaum.
A presidente também enfatizou mais uma vez que o objetivo de seu governo é sempre colaborar, coordenar e trabalhar em conjunto em benefício do México e dos Estados Unidos, “sempre respeitando a soberania”.
Canadá e México são dois dos principais fornecedores de aço para os EUA, sendo o Canadá o maior exportador e o México o terceiro.
De acordo com dados do Instituto Americano de Ferro e Aço, o Canadá é responsável por quase um quarto do aço importado por empresas americanas em peso, enquanto o México é responsável por cerca de 12%.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br