20 C
Marília

Primeiro árbitro negro da Premier League reaprende a andar após doença rara

Leia também

O ex-árbitro Uriah Rennie, rosto conhecido entre os fãs da Premier League, enfrenta uma batalha aos 65 anos de idade: reaprender a andar.

Em 1997, o juiz fez história no futebol inglês, sendo o primeiro negro a comandar uma equipe de arbitragem em partidas da liga.

Considerado o árbitro com o melhor preparo físico no fim dos anos 90, Uriah começou a sentir dores nas costas em uma viagem para a Turquia, no ano passado.

“No começo, achei que as dores tinham sido causadas por ter dormido mal em uma espreguiçadeira. Mas no final das férias, eu não conseguia dormir por causa da dor e, quando cheguei em casa, mal conseguia andar”, revelou Uriah em entrevista à BBC.

 

Depois de sentir as fortes dores, Uriah Rennie foi internado no Northern General Hospital, na cidade de Sheffield, em outubro de 2024.

“Passei um mês deitado de costas e outros quatro meses sentado na cama. Eles me mantiveram no hospital até fevereiro de 2025, haviam encontrado um nódulo pressionando minha coluna e era uma condição neurológica rara, então não é algo que eles possam operar”, completou.

Em entrevista à BBC, o ex-árbitro de 65 anos revelou que devido ao problema, está tendo que reaprender a andar.

“Tive que aprender a me movimentar novamente, estou treinando minhas pernas. Eu balanço na cadeira de rodas enquanto faço meus exercícios. Sou um paciente muito bom e obediente”, afirmou Uriah.

Voz ativa em campanhas sobre igualdade e inclusão no esporte, Rennie estava prestes a começar uma nova função como reitor da Universidade Sheffield Hallam quando foi internado pela primeira vez.

Agora ele passa grande parte do tempo realizando fisioterapia e exercícios de movimento em casa.

“Muitas pessoas usam cadeiras de rodas, mas isso não as define. Isso me tornou resiliente e forte. Não estou sozinho, muitas pessoas estão me ajudando. Não sei se vou conseguir andar completamente, mas sei o que preciso fazer para tentar e nunca devemos perder a esperança”.

 

Quase seis meses após sua internação hospitalar, o ex-árbitro da Premier League deve assumir seu cargo como reitor universitário no mês que vem.

Uriah Rennie fez MBA na Universidade Sheffield Hallam durante sua carreira no futebol e em 2023 conquistou um doutorado honorário por seu trabalho com esporte na região de South Yorkshire, em Sheffield.

Carreira de Uriah na Premier League

Urian Rennie fez história em 1997, se tornando o primeiro árbitro negro a comandar uma partida da Premier League, apitando o jogo entre Derby County e Wimbledon.

Com mais de 300 atuações em um dos principais campeonatos do mundo, o juiz permaneceu no Campeonato Inglês até 2008.

Uriah Rennie aplicando um cartão para Frank Lampard em partida da Premier League
Uriah Rennie foi o primeiro árbitro negro na história da Premier League • Foto: EMPICS Sport – PA Images via Getty Images


Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias