O primeiro-ministro do Canadá Mark Carney disse nesta sexta-feira (2) que vai viajar a Washington na próxima terça-feira para se encontrar com Donald Trump, após uma campanha eleitoral na qual ele acusou o presidente dos EUA de tentar destruir o Canadá.
Trump, que afirma querer anexar o Canadá, impôs tarifas sobre alguns produtos canadenses. Carney sempre classificou as ações dos EUA como uma traição e, durante a campanha, disse que pressionaria por conversas para a criação de novos laços de Segurança e Defesa.
“Nosso antigo relacionamento, baseado em uma integração cada vez maior, chegou ao fim. As questões agora são como nossas nações irão cooperar no futuro e para onde nós, no Canadá, iremos”, disse Carney em uma coletiva de imprensa.
Ex-chefe do banco central canadense, Carney disse que sua experiência em gerenciamento de crises significava que ele era a melhor pessoa para enfrentar Trump. Os liberais, que estavam muito atrás nas pesquisas até janeiro, se recuperaram e venceram a eleição de segunda-feira.
Carney também disse que o Canadá deve reduzir sua dependência dos Estados Unidos, que consome 75% de todas as exportações canadenses.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br