O procurador especial Jack Smith, responsável pelos processos federais contra o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, renunciou ao cargo no Departamento de Justiça na sexta-feira (11), segundo informações de um processo judicial.
A movimentação acontece em meio a uma luta judicial que quer impedir que o procurador-geral Merrick Garland divulgue um relatório de Smith sobre a investigação que apura os esforços de Donald Trump de reverter o resultado da eleição presidencial de 2020, assim como o suposto manuseio indevido de documentos secretos após a saída de Trump da Casa Branca em 2021.
Smith entregou o relatório final de dois volumes ao procurador-geral na terça-feira. Garland indicou que não divulgará a parte do relatório relativa à investigação de documentos secretos.
O escritório de Smith está em processo de liquidação há semanas, e sua renúncia antes de Trump assumir o cargo não é inesperada.
Além de finalizar o relatório e enviá-lo ao procurador-geral, a equipe de Smith também entregou um recurso em andamento sobre os poderes do escritório do procurador especial para outros advogados no Departamento de Justiça e dispensou os dois casos criminais federais contra Trump por causa de seu retorno à presidência.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?
Fonte: www.cnnbrasil.com.br