Com a proximidade do Réveillon, os místicos já preparam as mais variadas simpatias para dar um “empurrãozinho” na realização das metas para o próximo ano.
Uma das práticas mais populares entre os brasileiros é comer 12 uvas à meia-noite do dia 31 de dezembro. Mas você sabe o que realmente significa esse costume?
De acordo com informações do Portal Oficial de Turismo da Espanha, a tradição de comer uvas à meia-noite tem raízes em países europeus, como Espanha e Portugal.
Na Espanha, por exemplo, essa prática é chamada de Las Doce Uvas de la Suerte (“As Doze Uvas da Sorte”) e surgiu como uma maneira de simbolizar a esperança de que os 12 meses do ano novo sejam prósperos.
Outra interpretação está ligada ao número 12, que carrega um simbolismo universal de completude e harmonia — como os 12 meses do ano, os 12 signos do zodíaco e até mesmo os 12 apóstolos de Cristo.
A sacerdotisa de religiões afro-brasileiras Solange Ciavatta, de 58 anos, que também é comunicóloga e pesquisadora sobre o uso sagrado de ervas e plantas, diz à CNN que o número 12, assim como o 7, possui um significado sagrado.
“O número 12 está diretamente associado a ciclos. Ao comer 12 uvas na virada do ano, a pessoa simbolicamente se alimenta da energia de um novo ciclo que está começando. No contexto do Ano Novo, cada uva representa um mês, e esse gesto reflete o desejo de atrair prosperidade e tudo de positivo que ela precisa para o ano inteiro que está por vir”, diz.
Como realizar o ritual?
- Escolha as uvas com antecedência: certifique-se de que estão frescas e em boa qualidade. Algumas pessoas preferem optar por uvas verdes, associando-as à esperança e à renovação.
- Coma as uvas uma a uma: mastigue calmamente e, para cada uva, faça um pedido ou visualize algo positivo que você deseja para o mês correspondente.
- Peça, mas também acredita: além de pensar em desejos futuros, reflita sobre as conquistas do ano que passou.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br