Imagens compartilhadas nas redes sociais na quarta-feira (25) mostraram buracos visíveis nos destroços do voo da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão, deixando ao menos 38 mortos e 29 feridos.
A Reuters conseguiu confirmar a localização e a data do vídeo e que os destroços correspondem ao avião do acidente.
Veja perfurações da aeronave que caiu no Cazaquistão:
Quatro fontes no Azerbaijão com conhecimento da investigação afirmaram à Reuters nesta quinta-feira (26) que a aeronave teria sido abatida por um sistema de defesa aérea da Rússia.
Uma das fontes informou que os resultados preliminares mostraram que o avião teria sido atingido pelo sistema Pantsir-S, e que as comunicações foram paralisadas por sistemas eletrônicos de guerra, próximo à cidade de Grozny.
Os investigadores do Cazaquistão ainda não chegaram a conclusões sobre a possibilidade de o avião ter sido derrubado por defesas aéreas, ponderou o promotor regional de transportes de Mangystau, Abylaibek Ordabayev, nesta quinta-feira.
O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão.
O avião de passageiros da Embraer voou centenas de quilômetros fora da rota programada de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, na região sul da Chechênia, na Rússia.
A aeronave caiu na costa oposta do Mar Cáspio. O órgão de vigilância da aviação da Rússia disse que o acidente pode ter sido causado por uma colisão com pássaros.
As autoridades não explicaram o motivo da queda, mas o acidente aconteceu após ataques de drones ucranianos contra a Chechênia neste mês. O aeroporto russo mais próximo na rota de voo do avião havia sido fechado mais cedo na quarta (25).
Fonte: www.cnnbrasil.com.br