Wolney Queiroz aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o Ministério da Previdência Social.
O novo ministro foi convidado após Carlos Lupi pedir demissão da chefia da pasta, em meio às investigações sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com o Palácio do Planalto, a nomeação deve ser publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União ainda desta sexta-feira (2).
Quem é Wolney Queiroz
Até a demissão, Wolney Queiroz Maciel, de 52 anos, era secretário-executivo do Ministério da Previdência Social. Na hierarquia da pasta, ele só estava abaixo de Lupi.
Ex-deputado federal por Pernambuco, Wolney é filiado ao mesmo partido de Lupi: o PDT.
Wolney é natural de Caruaru, no interior de Pernambuco, onde foi vereador entre 1993 e 1995.
Com formação formação incompleta em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o novo ministro já ocupou cargos de diretor em empresas de distribuição e logística, segundo biografia disponível no site da Câmara dos Deputados.
Foram dois os períodos de Wolney como deputado federal eleito: entre 1995 e 1999 e entre 2007 e 2023. Em 2022, disputou a reeleição, mas não teve êxito.
Em seu último mandato em Brasília, no governo de Jair Bolsonaro (PL), Wolney foi líder do PDT e da oposição na Câmara.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br