Com um recuo de 617 para 545 acidentes com vítimas, e de 27 para 21 mortes causadas por esses sinistros, a região de São José do Rio Preto teve um mês de março com saldo positivo para o trânsito, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Infosiga, plataforma de estatísticas viárias gerenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Em termos percentuais, a redução é de 12% e de 22%, respectivamente.
Na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o mesmo intervalo de 2024, os números também são favoráveis. O volume total de acidentes caiu de 1.850 para 1.536, uma diminuição de 17%. Já os óbitos recuaram 10%, de 77 para 69.
LEIA MAIS: Ribeirão Preto reduz acidentes de trânsito em 24% em 2025
Neste cenário, o destaque é a redução nas mortes por sinistros envolvendo automóveis, bicicletas ou pedestres, os três grupos mais frágeis do trânsito. Entre janeiro e março deste ano, a região registrou cinco óbitos por atropelamento. O dado representa uma queda de 44% nas mortes de pedestres em São José do Rio Preto e região.
No caso das ocorrências relacionadas a bicicletas, categoria que zerou o número de mortes no último mês de março, o acumulado no ano é de nove vítimas fatais, também 44% a menos que nos três primeiros meses de 2024. Já os óbitos causados por sinistros com automóveis retrocederam 42%, de 28 para 22, na comparação entre os três primeiros meses de 2024 e os três primeiros deste ano.
LEIA MAIS: Região de Campinas reduz sinistros de trânsito em 25% no ano
Raio-x do Infosiga
Os resultados do Infosiga são consolidados pelo Detran-SP, mas refletem o comportamento do trânsito em todo o estado e abrangem as competências de diversos órgãos em nível federal, estadual e municipal.
O Detran-SP trabalha para aumentar a segurança viária por meio da conscientização, de ações de fiscalização e da criação de políticas públicas. Por isso, reforçou a implementação de campanhas educativas voltadas aos públicos mais vulneráveis do trânsito: no primeiro trimestre deste ano, 125.000 pessoas foram impactadas diretamente nas ruas de mais de cem municípios de todo o estado.
Em 2024, foram mais de 1.200 iniciativas, com a abordagem de 400.000 moradores. Com o objetivo de intensificar o combate à alcoolemia, no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado, também houve aumento de 52,5% nas operações de fiscalização, com 132.634 condutores parados neste ano.
Para atuar na melhora dos resultados e preservar vidas, o Governo do Estado de São Paulo estruturou o Sistema Estadual de Trânsito (Sistran-SP), composto por atores e entidades interessados em articular ações integradas que visam mudar o cenário a partir da “Visão Zero”, princípio de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos pela autarquia, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br