28 C
Marília

Relacionamento tóxico: escritora independente lança livro que reflete a realidade e estimula reflexão sobre relações abusivas

Leia também

Vanessa Aragon é professora e ativista no movimento feminista e usa da escrita para incentivar o debate e reflexão sobre o assunto

A escritora independente, Vanessa Aragon, acaba de lançar seu primeiro livro “A força que ela tem”, que aborda sobre relacionamento tóxico e a necessidade de apoio às vítimas. A obra traz uma leitura envolvente e expressiva que desperta, de forma reflexiva, a consciência do leitor sobre relacionamentos abusivos e prejudiciais da vida real.
Acompanhamos a jornada de Esther, uma jovem que está prestes a entrar na faculdade e descobrir o mundo ao seu redor, entretanto seu relacionamento com Matheus a desafia, tornando-a mais limitada e com isso ela se vê fazendo escolhas importantes para seu futuro. O enredo estimula a reflexão profunda sobre relacionamentos, tanto para quem está dentro quanto para quem está observando e participando indiretamente no dia a dia do casal.
O tema com alerta social não é à toa, Vanessa é professora há 13 anos, além de mãe e ativista no movimento feminista, portanto está em contato direto com questões sociais e acadêmicas do Brasil. Em suas aulas, ela faz questão de priorizar a comunicação e reflexão sobre diversos assuntos, e uma das formas que ela encontrou de disseminar o diálogo entre os estudantes foi implantando em sua turma o projeto Slam, que tem como objetivo estudar literatura por meio de poesia falada, e assim incentivar a livre expressão e debate saudável entre os jovens. Nesse processo, a escritora relata que aprendeu muito com eles e a troca é positiva. Logo ela concluiu que a informação é presente na vida dos jovens, mas manter uma conversa sobre assuntos que geram debates continua sendo essencial, principalmente quando se trata de relacionamentos.
“Trabalho com adolescentes todos os dias e percebo que apesar de possuírem acesso às informações, eles ainda precisam participar dos debates e serem alertados, principalmente as meninas, sobre a existência de relações tóxicas. Podemos conscientizá-las de que somos apoio em situações como essa, e consequentemente de que elas também podem ser rede de apoio de algum conhecido inserido no mesmo contexto.” Pontua Vanessa.
Por fim sua experiência como educadora reflete na obra, que por sua vez, se torna não só um alerta, mas sim acolhimento para pessoas que precisam de conselhos e força para sair de um relacionamento tão prejudicial e nocivo. O livro está disponível em formato digital pela Amazon, e pode ser adquirido no site www.amazon.com.br.

Vanessa Aragon é escritora independente, educadora há 16 anos e ativista do movimento feminista. Graduada em 2010 pela instituição Faculdade Editora Nacional (FAENAC), ela se dedica ao ensino e à conscientização sobre questões sociais do Brasil.

Assessoria de imprensa
Natalia Macedo
[email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias