Com um recuo de 1.324 para 1.004 acidentes, a região de Ribeirão Preto registrou uma redução de 24% no número de sinistros de trânsito com vítimas no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Infosiga, plataforma de estatísticas viárias gerenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Como resultado, as mortes no trânsito também diminuíram de janeiro a março de 2025: uma retração de 2%.
O saldo positivo foi puxado pela redução nas mortes causadas por acidentes com automóveis e atropelamentos. Apenas no mês de março, quando confrontado com igual período de 2024, a superintendência de Ribeirão Preto, uma das vinte regiões em que o Detran-SP divide administrativamente o estado, os sinistros com carros tiveram 44% menos óbitos (9×5). Por atropelamentos, houve 20% menos mortes (5×4).
LEIA MAIS: Região de Campinas reduz sinistros de trânsito em 25% no ano
Já as fatalidades envolvendo motos cresceram no mês passado, quando vitimaram sete pessoas, contra três em março de 2024. No acumulado do ano, porém, a região tem um decréscimo de 9% nas mortes originadas em sinistros com motos, que recuaram de 22 para 20.
Raio-x do Infosiga
Os resultados do Infosiga são consolidados pelo Detran-SP, mas refletem o comportamento do trânsito em todo o estado e abrangem as competências de diversos órgãos em nível federal, estadual e municipal.
O Detran-SP trabalha para aumentar a segurança viária por meio da conscientização, de ações de fiscalização e da criação de políticas públicas. Por isso, reforçou a implementação de campanhas educativas voltadas aos públicos mais vulneráveis do trânsito: no primeiro trimestre deste ano, 125.000 pessoas foram impactadas diretamente nas ruas de mais de cem municípios de todo o estado.
LEIA MAIS: Araçatuba reduz sinistros de trânsito em quase 30% em março
Em 2024, foram mais de 1.200 iniciativas, com a abordagem de 400.000 moradores. Com o objetivo de intensificar o combate à alcoolemia, no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado, também houve aumento de 52,5% nas operações de fiscalização, com 132.634 condutores parados neste ano.
Para atuar na melhora dos resultados e preservar vidas, o Governo do Estado de São Paulo estruturou o Sistema Estadual de Trânsito (Sistran-SP), composto por atores e entidades interessados em articular ações integradas que visam mudar o cenário a partir da “Visão Zero”, princípio de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br