O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, viajará para a América Central em sua primeira viagem como o principal diplomata americano.
Rubio deve ir no final da próxima semana para o Panamá, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e República Dominicana, de acordo com a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce.
A viagem ocorre em meio ao endurecimento de políticas migratórias pelo presidente Donald Trump e à promulgação de uma série de medidas para reprimir a entrada de imigrantes, incluindo o envio de milhares de tropas adicionais para a fronteira sul dos EUA.
Trump também expressou interesse em retomar o controle do Canal do Panamá.
Bruce destacou que é importante para Rubio que a primeira viagem dele como secretário de Estado seja para a América Central – o que deve enviar um sinal sobre as prioridades da administração.
A questão da imigração, continuou Bruce, é “imperativa” e também está conectada a “todas às outras questões que estamos enfrentando e que todos os outros países enfrentam, que são segurança e prosperidade econômica”.
“Você quer que as pessoas possam viver no próprio país e estejam seguras, e não tenham que fugir para outro”, ela ressaltou.
“Se vamos estar seguros, prósperos e em boa forma, temos que visar nossos vizinhos. E, no mundo de hoje, é certamente a América do Sul e Central”, acrescentou Bruce.
Dezenas de milhares de imigrantes dos três países do Triângulo Norte que Rubio planeja visitar — Guatemala, El Salvador e Honduras — tentam entrar nos EUA por ano. No entanto, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras, o número de pessoas desses três países na fronteira caiu em 2024.
Marco Rubio provavelmente discutirá a Região de Darién nas reuniões no Panamá. A rota entre a América Central e a América do Sul apresentou um aumento de imigrantes. Em 2024, os governos dos EUA e do Panamá assinaram um acordo com o objetivo de impedir a passagem de imigrantes sem documentação legal nessa região.
Rubio também deve discutir questões econômicas como outra prioridade da viagem. Não está claro se ele planeja levantar a questão do controle do Canal do Panamá. Na quarta-feira (22), o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, disse que tudo o que Trump declarou sobre o Canal do Panamá é “falso”.
“O Canal do Panamá é do país do Panamá”, frisou. “Não é um presente”.
*Priscilla Alvarez, da CNN, contribuiu com esta matéria
Veja imagens da posse de Donald Trump:
-
1 de 17
Prédio do Capitólio, sede do Congresso dos EUA, preparado para posse do presidente eleito Donald Trump
-
2 de 17
Rotunda do Capitólio, local da posse de Donald Trump, em Washington, DC.
-
3 de 17
Donald e Melania Trump na igreja de Saint John antes da cerimônia de posse presidencial • CNN
-
-
4 de 17
Cerimônia religiosa na Igreja de St. John como parte dos eventos programados para o dia da posse presidencial • Anna Moneymaker/Getty Images
-
5 de 17
JD Vance cumprimenta Donald Trump durante cerimônia religiosa antes da posse presidencial
-
6 de 17
Joe Biden recebe Donald Trump na Casa Branca • CNN
-
-
7 de 17
O presidente e o presidente eleito vão juntos da Casa Branca ao Capitólio para a cerimônia de posse
-
8 de 17
Donald Trump chega para posse no Capitólio dos Estados Unidos
-
9 de 17
JD Vance é empossado vice-presidente dos Estados Unidos.
-
-
10 de 17
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prestando juramento no Capitólio dos EUA
-
11 de 17
Donald Trump é empossado vice-presidente dos Estados Unidos.
-
12 de 17
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa durante a cerimônia de posse na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC • Chip Somodevilla/Getty Images
-
-
13 de 17
Donald Trump ficou a poucos metros de Joe Biden durante discurso de posse nos Estados Unidos • Chip Somodevilla/Getty Images
-
14 de 17
Joe e Jill Biden deixam o Capitólio dos EUA acompanhados de Donald e Melania Trump
-
15 de 17
Preparativos para almoço de posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no Statuary Hall no Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC • Kevin Dietsch/Getty Images
-
-
16 de 17
Senadora Deb Fischer, a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, o presidente dos EUA, Donald Trump, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e a segunda-dama Usha Vance comparecem a almoço após a posse • Kevin Dietsch/Getty Images
-
17 de 17
Donald Trump assina primeiras ações executivas após tomar posse para o segundo mandato como presidente dos Estados Unidos • CNN
Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato
Fonte: www.cnnbrasil.com.br