O deputado Rui Falcão (SP) anunciou nesta quarta-feira (9) sua candidatura à presidência nacional do PT.
Conforme mostrou a CNN, o deputado reuniu apoio de 19 dos 66 deputados da sigla, em momento no qual o campo majoritário do PT tenta evitar um racha na disputa pela eleição. Ele já presidiu o partido entre 2011 e 2017, antes da ministra Gleisi Hoffmann.
Falcão fará oposição ao ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que é o nome favorito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A expectativa é de que o deputado unifique correntes de esquerda do partido para confrontar Edinho.
Nesta quarta, Falcão afirmou que sua candidatura é uma tentativa de “reconexão com as bases” do PT e não configura uma “disputa” com Edinho ou com Lula, ao qual reiterou ter “o maior respeito”.
“A minha candidatura é para elevar o patamar da disputa do PT e tentar transformá-lo em um partido que enfrente essa conjuntura de crise mundial e nacional de forma mais aguerrida; que seja um partido de luta cotidiana e não só apareça de dois em dois anos para disputar eleição”, afirmou.
De acordo com Falcão, a candidatura será lançada oficialmente na próxima segunda-feira (14), na sede do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.
A eleição interna do PT está marcada para julho – o atual presidente, senador Humberto Costa (PE), assumiu o cargo após a renúncia de Gleisi Hoffmann, atual ministra da Secretaria de Relações Institucionais.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br