21.3 C
Marília

Rússia diz que está criando “zona de segurança” em região da Ucrânia

Leia também

A Rússia afirmou nesta sexta-feira (2) que suas forças continuam criando uma “zona de segurança” nas áreas de fronteira da região de Sumy, na Ucrânia, após expulsar as tropas ucranianas da região de Kursk, no oeste da Rússia.

A Ucrânia afirma que suas forças ainda mantêm posição em Kursk, onde realizaram uma incursão em agosto do ano passado para tentar distrair as forças russas e conseguir barganhar em futuras negociações de paz.

Ainda assim, o governo destacou que está preocupado com um possível avanço russo em Sumy.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse em março que seu país deveria procurar criar uma zona de segurança na região de Sumy para se proteger contra futuras incursões ucranianas.

“Unidades do grupo de forças do Norte concluíram a derrota das formações das Forças Armadas Ucranianas na região de Kursk”, comentou o Ministério da Defesa russo em um comunicado.

“A criação de uma ‘faixa de segurança’ nas áreas de fronteira da região de Sumy, na Ucrânia, continua”, adicionou.

Two Majors, um blogueiro de guerra russo com mais de 1,2 milhão de assinantes, afirmou que a Rússia estava realizando uma ofensiva de Zhuravka a Bilovody, duas vilas logo após a fronteira em Sumy.

“Nossos paraquedistas, tendo quebrado a teimosa resistência do inimigo, avançaram na área de Loknya e nos cinturões florestais da fronteira” na região de Sumy, escreveu o blogueiro.

Um comandante de uma brigada de assalto aerotransportada russa pontuou à agência de notícias estatal TASS que as tropas ucranianas que lutavam em Sumy estavam desmoralizadas.

“Desorganizamos o sistema de comando deles”, alegou o comandante, segundo a citação.

A Reuters não conseguiu verificar as informações.

Avanço russo em Sumy

O governador de Sumy, Oleh Hryhorov, ressaltou na terça-feira (29) que a Rússia estava tendo pouco sucesso em criar uma zona de segurança, mas reconheceu que quatro vilas fronteiriças na região — incluindo Zhuravka — estavam em uma “zona cinzenta” devido aos ataques russos.

O Deep State, um projeto ucraniano de dados de código aberto, indicou que cerca de 82 km² da região de Sumy estão em zona contestada.

Separadamente, o Ministério da Defesa russo informou que suas tropas capturaram quatro vilarejos nas regiões de Donetsk e Kharkiv, no leste da Ucrânia, na semana passada.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias