A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado anunciaram, nesta quinta-feira (16), a desistência da candidatura à sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031, e o apoio ao pleito conjunto de Rio de Janeiro e Niterói.
“A decisão, tomada em comum acordo com o governo do Rio e as prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, tem como base a relevante infraestrutura disponível das duas cidades – Rio de Janeiro sediou as Olimpíadas em 2016″, diz a nota conjunta.
“O objetivo agora é trabalhar conjuntamente para que os jogos Pan-Americanos venham para o Brasil.”
A nota oficial foi divulgada horas depois de Rio-Niterói entregar ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) um dossiê de postulação de candidatura conjunta à sede do Pan de 2031.
Próximo passo do COB
Agora, o COB vai decidir, em assembleia marcada para 29 de janeiro, se as duas cidades vizinhas do estado fluminense farão mesmo a candidatura brasileira para a sede dos Jogos.
Com a desistência de São Paulo, Rio-Niterói passa ser a única candidatura brasileira restante na disputa. A concorrência, até o momento, é apenas com Assunção, capital do Paraguai.
O anúncio oficial da sede do Pan de 2031 sairá em agosto deste ano. A decisão final é da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa).
Fonte: www.cnnbrasil.com.br