A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo apresentou oficialmente aos secretários municipais de Esporte e gestores esportivos do estado o programa São Paulo Olímpico. A divulgação se deu durante a primeira rodada do Conexão Esporte nos municípios de São José dos Campos e Araraquara.
Lançado em março de 2023, o SP Olímpico tem como objetivo promover a prática esportiva para crianças e jovens de 6 a 17 anos em todo o estado com a introdução de uma grade com aulas de modalidades olímpicas no contraturno escolar. Atualmente, o programa alcança mais de 1,1 mil alunos de 34 escolas da rede pública de ensino.
LEIA TAMBÉM: Conexão Esporte: SP une gestores para estreitar cooperação entre Estado e municípios
O SP Olímpico está estruturado em quatro fases. Na Fase 1 (Escolar), as aulas focam na iniciação esportiva, assimilação de fundamentos técnicos das modalidades, aplicação de testes físicos e antropométricos, melhoria das condições de socialização e liderança e trabalho em equipe. As modalidades em execução neste estágio são atletismo, basquete, handebol, futsal, vôlei e judô.
“Tirar o SP Olímpico do papel é um sonho antigo dessa gestão. É nosso dever estimular a prática esportiva como base para uma vida mais saudável desde a iniciação escolar e fornecer insumos para que nosso estado siga sendo fonte de novos talentos para o alto rendimento”, analisa a secretária estadual de Esporte, coronel Helena Reis.
Os municípios interessados em aderir ao programa devem preencher o formulário de manifestação na página do SP Olímpico. É necessário que o requerente disponha de infraestrutura mínima e tecnicamente adequada para desenvolver as atividades em, ao menos, uma modalidade esportiva do programa e se comprometa em gerir as matrículas e monitorar o desempenho acadêmico satisfatório dos alunos participantes.
Conexão Esporte
O Conexão Esporte é uma ação inédita da Secretaria de Esportes do Estado que propõe estreitar a cooperação entre o governo estadual e os municípios. O evento é uma oportunidade para o intercâmbio de boas práticas de políticas públicas esportivas, além de promover parcerias para o desenvolvimento de projetos locais.
As duas primeiras escalas do Conexão foram em São José dos Campos e Araraquara. Até 11 de junho, a comitiva da Sesp visitará outros nove municípios, mais a capital:
Bauru – 20/5
Marília – 21/5
São José do Rio Preto – 27/5
Araçatuba – 28/5
Presidente Prudente – 29/5
Grande São Paulo – 3/6
Sorocaba – 4/6
Santos – 5/6
Campinas – 10/6
Ribeirão Preto – 11/6
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br