Fotos: André Oliveira/MDS
O Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), foi um dos seis homenageados pela atuação em calamidades e emergências e, em especial, durante a enchente de 2024 no Rio Grande do Sul, no 1º Encontro de Proteção Social em Emergências: Experiência da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (ForSuas), em Brasília. O evento começou nesta quinta, 27, e vai até sexta-feira, 28.
“Receber esta homenagem foi um reconhecimento pela importante participação do Estado de Santa Catarina no enfrentamento das enchentes do Rio Grande do Sul e em outros eventos de calamidade e emergência. Além disso, Santa Catarina é frequentemente acometida por questões climáticas como as fortes chuvas que ocorreram em janeiro deste ano, por exemplo. Por isso, nossa participação aqui é muito importante”, disse a gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da SAS, Cristiane Ferreira Mendes.
Ela ressalta ainda que em situações de Emergência e Calamidade, o trabalho da Assistência Social é fundamental e inclui a gestão de abrigos, o cadastro das famílias e o acompanhamento após a crise para que todos possam refazer seu projeto de vida e sair da situação de vulnerabilidade.
O objetivo do 1º Encontro de Proteção Social em Emergências é incentivar o debate intersetorial para uma atuação eficaz e cuidadosa em calamidades públicas e emergências com foco nas populações mais vulneráveis. Durante o encontro também estão sendo lançadas orientações técnicas sobre o tema e apresentadas experiências e reflexões sobre as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos casos de emergência.
Na programação do evento serão apresentados diversos assuntos relacionados ao tema principal. Entre eles o painel “Proteção Social em Emergências”; “Os próximos passos da Forsuas; “Suas e Intersetorialidade: a integração de equipes que se deslocam”; a palestra “Emergência em Assistência Social: Orientações Técnicas – preparando o SUAS”; “Diagnóstico e Gestão de Riscos: o Modelo de Maturidade e a Plataforma Adapta SUAS e “ O papel das Nações Unidas na Proteção Social em Emergências no Brasil”. Também será lançado o Comitê Permanente para Respostas de Proteção Social em Situações de Calamidades Públicas e Emergências.
O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Além de representantes dos estados, participaram os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre outros.
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]
Fonte: estado.sc.gov.br