Há 4 horas
Com o projeto, cresce o incentivo à prática desportiva nas escolas estaduais do Amazonas
Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Núcleo de Desporto Escolar (NDE), lançou, em reunião realizada nesta terça-feira (18/02), no auditório do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan), o projeto “Treinar para Transformar”, iniciativa que visa incentivar a prática desportiva nas escolas estaduais do Amazonas.
O projeto fortalece a prática de esporte já incentivada pela Secretaria de Educação, utilizando as estruturas de Escolas Estaduais e Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti), atendendo alunos no contraturno das escolas de ensino regular, ou após os horários de atividades curriculares nas escolas de ensino em tempo integral.
O foco será na prática de modalidades esportivas previstas nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS), que garantem classificação para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS). Em 2024, a delegação amazonense no JEBS, composta por 225 atletas, conquistou a marca de 66 medalhas, a maior quantidade de conquistas desde a sua primeira participação na competição, em 1976.


Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Nós temos atletas de ponta, e a gente acredita que nós vamos descobrir muito mais talentos agora com um núcleo muito mais efetivo”, afirmou a secretária executiva adjunta da capital, Edilene Pinheiro.
Inicialmente, o projeto irá atender às escolas de tempo integral de cada uma das Coordenadorias Distritais de Educação da capital, com o objetivo de expandir para as escolas do interior do estado. Serão professores especialistas oferecendo treinamentos com foco na melhoria da qualidade de vida dos estudantes.
Para o Coordenador do Núcleo de Desporto Escolar, Joniferson Vieira, a prática esportiva é uma forma de iniciação e aperfeiçoamento para o alto rendimento esportivo do Amazonas.


Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Nessas escolas a gente vai enviar profissionais gabaritados, profissionais que são de seleção amazonense das suas respectivas modalidades, para alcançar novos talentos e também aperfeiçoar aqueles que já estão iniciados no esporte”, ressaltou.
Esse fortalecimento da prática desportiva nas escolas vem trazendo resultados a cada ano que passa. Ainda em 2024, a delegação amazonense de wrestling participou do Gymnasiade, principal competição a nível escolar do mundo, em Bahrein, no Oriente Médio, onde três alunos de Escolas Estaduais voltaram para o Amazonas com medalhas.
“A educação física tem uma grande importância no desenvolvimento integral do nosso aluno pois é capaz de trabalhar aspectos físicos, mentais, e todas as valências de capacidade física”, disse o Assessor de Educação Física da Coordenadoria Distrital de Educação 1, Everton Cruz.