27.9 C
Marília

Secretaria de Estado de Educação participa do segundo encontro de 2025 da Renalfa

Leia também

Encontro tem como objetivo fornecer apoio técnico aos membros estaduais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar está participando do 2° Ciclo Formativo de 2025 da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) do Ministério da Educação (MEC), que, nesta edição, acontece na capital amazonense. O ciclo teve início na segunda-feira (19/05), e segue até o dia 22 de maio, com a presença de profissionais da educação de todos os estados do Brasil.

O evento tem como objetivo fortalecer o CNCA e colaborar com a formulação e a pactuação de esforços de implementação das políticas, programas e ações em defesa da garantia do direito à alfabetização, bem como fornecer apoio técnico aos membros estaduais da Rede.

Para a secretária de Educação do Amazonas, Arlete Mendonça, políticas como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada ajudam a diminuir as dificuldades em fazer educação em um estado com dimensões continentais, como é o caso do Amazonas.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“O Amazonas segue em movimento e estamos avançando na alfabetização e em outras políticas educacionais, por meio do regime de colaboração e com o compromisso de fortalecer o direito à aprendizagem para todas as crianças, em todos os cantos do nosso estado. Trabalhamos com foco na qualidade, mas, sobretudo, com um olhar atento à equidade”, afirmou a secretária.

Durante a abertura do encontro na tarde da segunda-feira, houve uma acolhida calorosa com apresentações culturais. O aluno João Eduardo, 8, do 4º ano da Escola Estadual (EE) Isaac Benayon Sabbá, localizada no bairro São Jorge, fez a leitura de um trecho do livro “Amazonas, pátria da água”, do escritor amazonense Thiago de Mello para recepcionar os convidados.

A secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, liderou o encontro, acompanhada de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Márcia Baldini, a diretora de avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Hilda Aparecida, e do representante da diretoria de políticas e diretrizes da Educação Básica Integral do MEC, João Paulo Mendes, além dos articuladores estaduais.

De acordo com a secretária nacional de Educação Básica, Kátia Schweickardt, o Compromisso é um marco na história das políticas públicas de alfabetização no Brasil, repleto de conquistas significativas e desafios ainda por superar. “A gente vem atravessando momentos muito difíceis, hora seca, e hora enchente, e tudo isso desafia muito quem faz educação básica na nossa realidade. Por isso que a gente fala que o fator amazônico precisa ser considerado e eu tenho batalhado muito por isso lá no Ministério”, pontuou.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, focando, também, na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero.


Fonte: www.agenciaamazonas.am.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias